Escola Superior de Cerveja e Malte recebe inscrições de cursos de férias

Novidade para esta edição é o Curso de Controle de Qualidade para Microcervejarias

Instituição em Blumenau oferece nove opções de curso no verão (Foto: Divulgação)

Para o mês de janeiro, a Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM) tem uma grade com quase uma dezena de opções de curso de verão. Entres as formações oferecidas pela instituição em Blumenau (SC), está a de Controle de Qualidade para Microcervejarias. Confira abaixo mais detalhes do curso e as outras opções para quem busca aproveitar as férias para incrementar a qualificação.

O curso de Controle de Qualidade para Microcervejarias parte do pressuposto de que, para fazer uma boa cerveja, o segredo não está apenas em seguir uma receita e aguardar o tempo previsto. A bebida demanda técnica e, acima de tudo, exige que o produtor esteja atento a segurança alimentar, qualidade do produto e gerenciamento dos processos e siga as exigências legais para oferecer uma cerveja dentro do padrão esperado.

O professor Carlo Enrico Bressiani, diretor da ESCM, destaca:

“Esta é uma rotina que precisa estar inserida no cotidiano. O profissional deve implantar um sistema de controle de qualidade interno para realizar a entrega de uma bebida de excelência. Caso contrário, será impossível manter o padrão e cada entrega será diferente.”

As aulas terão foco na implementação de métodos e investimentos mais acessíveis e efetivos para as pequenas e microcervejarias.

“São informações essenciais, de estratégias que possuem baixo custo, mas melhoraram a qualidade e a rentabilidade dos produtos”, acrescenta Bressiani.

O curso será voltado ainda aos alunos que objetivam construir um laboratório de controle de qualidade ou querem terceirizar parte das análises microbiológicas, físicas, químicas e sensoriais dos insumos, produto em processo e produto acabado, assuntos que fazem parte do conteúdo programático, que abordará também o programa de controle da qualidade ciclo PDCA, ferramenta de análise do processo de fabricação, e a interpretação dos resultados finais. As aulas serão concentradas e realizadas entre os dias 16 e 21 de janeiro de 2017.

Além do Curso Concentrado de Controle de Qualidade, outros oito nesta modalidade de curta duração serão oferecidos no mês de janeiro pela Escola Superior de Cerveja e Malte (ESCM). As aulas são oferecidas no período em que muitas pessoas estão de férias para atender a demanda de moradores de outros estados do Brasil e até da América Latina, que não podem participar no ano letivo tradicional.

“Os chamados cursos concentrados já chegaram à quinta edição, e todas as vezes superam as expectativas. A última edição, em junho, teve um aumento de cerca de 25%”, acrescenta Bressiani.

Cursos concentrados de janeiro de 2017:

Confira o tema do curso e os dias em que são ministrados:

  • Harmonização com Cerveja – De 9 a 13 de janeiro;
  • Equipamentos, Automação e Layout – De 9 a 13;
  • Microbiologia da Cerveja: da Levedura ao Controle de Qualidade – De 9 a 14;
  • Controle de Qualidade para Microcervejarias – De 16 a 21;
  • Como Montar sua Cervejaria – De 16 a 27;
  • Sommelier de Cerveja – De 16 a 28;
  • Cervejeiro Artesanal: Home Brewer - De 16 a 28;
  • Tecnologia de Produção de Refrigerantes e Refrescos
  • Pós-graduação em tecnologia cervejeira (concentrado)