A Copa Cerveja Brasil avança

Concurso da Abracerva tem inscrições abertas até 30 de setembro, e a premiação é em 20 de outubro no DF

 Só podem participar cervejarias e ciganas com produção abaixo de 500 mil litros ao mês e que não tenham nenhuma ligação com multinacionais do segmento de bebidas (Foto: Divulgação)

Só podem participar cervejarias e ciganas com produção abaixo de 500 mil litros ao mês e que não tenham nenhuma ligação com multinacionais do segmento de bebidas (Foto: Divulgação)

Primeiro concurso nacional exclusivo de cervejarias independentes, a Copa Cerveja Brasil tem inscrições abertas até 30 de setembro. Para a Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva), que criou a competição como forma de valorizar as marcas que operam fora do guarda-chuva dos grupos, as primeiras semanas de cadastro aberto de amostras evidenciam a força do movimento cervejeiro independente no país. A avaliação ocorre entre 17 e 19 de outubro, em Brasília (DF), onde no dia 20 de outubro ocorre a cerimônia de premiação.

A expectativa da organização é superar 300 cervejarias. Marta Ibãnez, coordenadora do Núcleo de Sommeliers da Abracerva, destaca que o movimento cervejeiro nacional está ganhando notoriedade e a Copa Cerveja Brasil tem o objetivo de valorizar as marcas que fazem um trabalho independente e produzem cervejas de excelente qualidade.

Só podem participar cervejarias e ciganas com produção abaixo de 500 mil litros ao mês e que não tenham nenhuma ligação com multinacionais do segmento de bebidas. Conforme Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, a ideia é promover uma avaliação saudável dos rótulos que sirva como parâmetro para que as marcas cresçam em qualidade:

“As amostras serão analisadas e os veredictos compartilhados com os cervejeiros.”

Outro objetivo é esclarecer os produtos para o consumidor.

“Ao mesmo tempo, queremos fortalecer para o público as diferenças entre nós, que produzimos focados na qualidade, e as marcas comerciais, que acabam transformando a cerveja em uma commodity”, acrescenta.

A análise das amostras estará sob a coordenação de Igor Puorro. Formado pela Brewlab, escola do Reino Unido, ele é Juiz Certificado BJCP (Beer Judge Certificate Program) e já julgou mais de 30 concursos nacionais e internacionais. Junto com ele, serão convidados ainda cerca de 50 avaliadores.

Além das cervejas, premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, haverá três prêmios de Best Of Show (primeira, segunda e terceira cerveja com maiores notas, independentemente do estilo). Serão coroados ainda a Cervejaria, o Brewpub e a Cigana do ano, de acordo com a avaliação dos rótulos.


Serviço

  • O quê: Copa Cerveja Brasil
  • Quando e onde: inscrições até 30 de setembro, entrega das amostras em Brasília (DF) de 1º a 11 de outubro, julgamento de 17 a 19 e a cerimônia de premiação em 20 de outubro
  • Quanto: o valor por amostra é de R$ 200 para associados e R$ 300 para não associados
  • Como: informações e inscrições neste link