Juízes avaliam 590 amostras na 1ª Copa Cerveja Brasil

Primeira edição do concurso da Abracerva tem 171 cervejarias concorrentes

 Trabalho de julgamento vai até 20 de outubro (Foto: Divulgação)

Trabalho de julgamento vai até 20 de outubro (Foto: Divulgação)

Atualização: confira as premiadas na 1ª Copa Cerveja Brasil

Primeiro concurso nacional exclusivo de cervejarias independentes, a Copa Cerveja Brasil tem 171 cervejarias concorrentes com 590 rótulos para serem analisados por mais de 50 juízes. A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) criou a competição como forma de valorizar as marcas que operam fora do guarda-chuva dos grupos. A avaliação ocorre entre 17 e 20 de outubro, em Brasília (DF), e a cerimônia de premiação no dia 20 no Galpão da Corina Cervejas Artesanais, a partir das 17h. O evento é aberto ao público e os ingressos estão à venda (saiba mais abaixo).

São mais de 100 estilos concorrendo aos prêmios. Entre eles, o IPA é o que tem mais representantes, com 53 amostras. São Paulo, Santa Catarina, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul são os locais com mais marcas inscritas, respectivamente. Ao todo, 16 estados estão participando da Copa Cerveja Brasil.

A premiação acontece no sábado (20), no Galpão da Corina Cervejas Artesanais, a partir das 17h (mais detalhes abaixo).

A avaliação

O julgamento é feito por categorias. As cervejas devem apresentar características sensoriais correspondentes ao estilo que foram inscritas. A avaliação é feita às cegas e os juízes têm acesso somente às amostras que farão a análise. Os quesitos levados em consideração são: aparência, aroma, sabor e observações gerais – que é a opinião do degustador sobre o rótulo. Após o término da avaliação, as amostras com as melhores notas são novamente analisadas para a definição das cervejas premiadas. Igor Puorro é o responsável técnico do julgamento.

Para Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, a Copa Cerveja Brasil é uma oportunidade para as marcas independentes.

“Além de trazer visibilidade para os negócios, os rótulos são avaliados por profissionais de renome no mercado e ter esse feedback é importante para que se cresça em qualidade.”


Serviço

  • O quê: evento de premiação da Copa Cerveja Brasil
  • Quando: 20 de setembro, a partir das 17h
  • Onde: Galpão da Corina Cervejas Artesanais (Quadra SOFN Quadra 1 Conjunto B, Lote 11, Setor de Oficinas Norte, Brasília/DF)
  • Quanto: R$ 25 para associados
  • Como: informações e inscrições neste link