Abracerva lança Copa Cerveja Brasil para artesanais independentes

Inscrições com desconto vão até 15 de julho, e a premiação ocorre em 20 de outubro em Brasília

 Só podem participar cervejarias e ciganas com produção abaixo de 500 mil litros ao mês e que não tenham nenhuma ligação com multinacionais do segmento de bebidas (Foto: Divulgação)

Só podem participar cervejarias e ciganas com produção abaixo de 500 mil litros ao mês e que não tenham nenhuma ligação com multinacionais do segmento de bebidas (Foto: Divulgação)

As cervejarias artesanais independentes passam a ter um concurso próprio. A Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) abre esta semana as inscrições para a Copa Cerveja Brasil. Só podem participar cervejarias e ciganas com produção abaixo de 500 mil litros ao mês e que não tenham nenhuma ligação com multinacionais do segmento de bebidas. Até 15 de julho, as inscrições têm desconto (conferir no link de informações ao pé desta matéria).

Conforme Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, a ideia é promover uma avaliação saudável dos rótulos que sirva como parâmetro para que as marcas cresçam em qualidade:

“As amostras serão analisadas e os veredictos compartilhados com os cervejeiros.”

Outro objetivo é esclarecer os produtos para o consumidor.

“Ao mesmo tempo, queremos fortalecer para o público as diferenças entre nós, que produzimos focados na qualidade, e as marcas comerciais, que acabam transformando a cerveja em uma commodity”, acrescenta.

A análise das amostras estará sob a coordenação de Igor Puorro. Formado pela Brewlab, escola do Reino Unido, ele é Juiz Certificado BJCP (Beer Judge Certificate Program) e já julgou mais de 30 concursos nacionais e internacionais. Junto com ele, serão convidados ainda cerca de 50 avaliadores.

Além das cervejas, premiadas com medalhas de ouro, prata e bronze, haverá três prêmios de Best Of Show (primeira, segunda e terceira cerveja com maiores notas, independentemente do estilo). Serão coroados ainda a Cervejaria, o Brewpub e a Cigana do ano, de acordo com a avaliação dos rótulos.


Serviço

  • O quê: Copa Cerveja Brasil
  • Quando e onde: as amostras deverão ser entregues em Brasília (DF) de 1º a 11 de outubro, o julgamento ocorre de 17 a 19, e a cerimônia de premiação em 20 de outubro
  • Como: informações e inscrições neste link