Bierland divulga o edital da 5º Concurso Cervejeiro Caseiro

Em 2016, o estilo de cerveja escolhido para o concurso é o Baltic Porter

Quem pretende disputar a chance de ter a sua receita de cerveja caseira produzida em grande escala pela Bierland, de Blumenau (SC), precisa ler o edital da 5ª edição do Concurso Cervejeiro Caseiro Bierland. O documento, publicado neste 1º de fevereiro, poderá ser conferido neste link. As inscrições vão de 4 a 9 de abril, o envio de amostras de 11 a 30 de julho, e a parte mais importante do concurso será em agosto (o julgamento no dia 6, a divulgação dos finalistas no dia 8 e a premiação no dia 27).

Neste ano, o desafio dos cervejeiros será produzir uma cerveja de estilo Baltic Porter (BJCP 2015 9C). Conforme explica o sommelier de cervejas da Bierland, Yuri Holbrich, esse estilo apresenta um rico aroma maltado, que remete a caramelo, toffee, nozes, chocolate, café e melado. Também tem notas frutadas que remetem à ameixa seca, uva passa, cereja e, ocasionalmente, vinho do porto.

“No sabor, ressalta-se o torrado macio, suportado pelo dulçor do malte e pelo perfil de frutas secas e escuras. Encorpada e macia, a Baltic Porter é marcada por várias camadas de sabor, o que a torna um estilo excepcionalmente complexo”, ressalta Yuri.

Tradicional nos países com costa no Mar Báltico, esta cerveja é derivada das Porters inglesas, mas conserva grande influência das Russian Imperial Stouts.

O concurso ocorre anualmente desde 2012, com o objetivo de fortalecer o vínculo entre as cervejarias artesanais e os cervejeiros caseiros por meio da troca de informações, além de valorizar a produção artesanal de cervejas.