Cerveja caseira

Os palestrantes do X Encontro Nacional das Acervas

Todas as palestras serão realizadas no auditório do Hotel Deville, na entrada de POA/RS

Clique na imagem para acessar o site oficial do evento (Foto: Divulgação)

Clique na imagem para acessar o site oficial do evento (Foto: Divulgação)

Realizado em Porto Alegre (RS), de 4 a 6 de junho, o X Encontro Nacional das Acervas contará com um time de 7 palestrantes nacionais e internacionais. Todas as palestras serão realizadas no auditório do Hotel Deville, localizado na Av. dos Estados, 1909, próximo ao aeroporto, na entrada de Porto Alegre. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Entre os temas das palestras estão, o hidromel, a sanitização, levedura e fermentação , desenvolvimento de receitas, pontos críticos na fabricação do mosto, entre outros. Para acessar a programação completa das capacitações e dos eventos paralelos, clique aqui.

Os ingressos para o Encontro podem ser adquiridos no site: nacional.acervagaucha.com.br

Conheça os palestrantes:


daniel christo

Daniel Christo

Biomédico habilitado na área de Microbiologia. Gestor do Departamento Técnico na Thech Desinfecção, atua no desenvolvimento de soluções técnicas para o controle microbiológico em diferentes tipos de industrias.


Kara Taylor

Kara Taylor é bacharel em biologia pela Loyola Marymount University em Los Angeles. Ela iniciou na White Labs em São Diego em 2009 como técnica de laboratório de leveduras. Desde 2011 ela tem trabalhado como especialista em análises no laboratório de análises da White Labs. Ela é membro da MBAA (Master Brewers Association of Americas) e ASBC (American Society of Brewing Chemists) e participa de vários de seus subcomitês.


Luiz Felipe Morais

É sommelier de vinhos de formação e profissão, hoje trabalha em uma cervejaria artesanal e é Juiz de Hidromel reconhecido pelo BJCP. A partir de seu empreendimento para produzir hidromeis fundou a Pompeia Hidromeis em Campo Largo - PR onde produz hidromeis em seus mais variados estilos artesanalmente.


Marcelo Barga

Engenheiro de Bioprocessos e Biotecnologia, mestre em Engenharia de Processos Térmicos e Químicos pela Universidade Federal do Paraná (2007) e Dourando em Bioquímica e Biologia Molecular (UFPR). Possui experiência na área de Engenharia Bioquímica, atuando principalmente nos seguintes temas: processos fermentativos, seleção de leveduras e tecnologia enzimática. Desde 2008 atua na empresa Bio 4 – Soluções Biotecnológicas no desenvolvimento de novas linhagens de levedura para o setor de bebidas e sucroalcooleiro.


Nathan Smith

Nathan é um homebrewer na região de São Francisco desde 1998, um juiz BJCP desde 2010 e um contribuidor do programa de rádio Brewing Network desde 2007. Ele foi finalista em 4 competições de de cervejeiros caseiros nacional nos EUA desde 2009 em diversas categorias, como Dortmunder Export, Imperial IPA, Scottish 60/- e Belgian Specialty Ale. Ele também já ganhou multiplos prêmio em competições de cervejeiros caseiros na região de São Francisco, incluindo 5 best-of-show desde 2008. Nathan é uma referência para lúpulos, IPAs e brassagens de estilos belgas no Brewing Network.


Paulo Schiavetto

beer art

Engenheiro de Produção pela USP e mestre-cervejeiro, formado em Louvain-la-Neuve, Bélgica, em 1995, atualmente Paulo Schiaveto presta assistência técnica na área cervejeira, tanto nas cervejarias de grande porte, como microcervejarias e homebrewers. Trabalha como consultor assistente da CARA Technology, empresa inglesa de tecnologia na área de processos cervejeiros.


Pete Slosberg

Fundador da Pete's Brewing Company em 1986. Seu principal produto era a Pete's Wicked Ale, uma American Brown Ale com 5.3% ABV sendo uma das duas maiores cervejarias artesanais dos EUA no início dos anoss 90. Pete é um dos pioneiros do movimento cervejeiro artezanal nos EUA. É autor do livro "Beer for Pete’s Sake: The Wicked Adventures of a Brewing Maverick" onde conta sua história.