Cerveja

SEBRAE inicia projeto para estimular microcervejarias do RS

O objetivo é mapear, capacitar e trocar experiências com empreendedores

36 cervejarias irão participar do Projeto em 2015 (Foto: Freeimages)

36 cervejarias irão participar do Projeto em 2015 (Foto: Freeimages)

Para estimular o segmento das cervejas artesanais, o Serviço Brasileiro de apoio às Micro e Pequenas Empresas (SEBRAE/RS) inicia, em 2015, o Projeto Desenvolver as Microcervejarias Artesanais do Rio Grande do Sul. Com 36 empresas selecionadas, a intenção é mapear o setor e desenvolver diversas ações para auxiliar os empreendedores a estruturar e crescer com negócios inovadores.

“Trata-se de um marco porque não temos nada tão específico e nem tão abrangente”, ressalta a gestora do SEBRAE/RS, Francine Oliveira Danigno em matéria divulgada no site da instituição. Serão atendidas microcervejarias das regiões Metropolitana, Vale dos Sinos, Serra e Centro. Serão promovidos cursos e oficinas nas áreas de gestão, incluindo marketing e finanças, consultorias tecnológicas do Sebraetec com subsídio de 80%, além de estimular a troca de experiências e as ações cooperadas.

Instalada no pólo cervejeiro do bairro Anchieta, em Porto Alegre - um modelo operacional que reúne 10 empreendimentos e que facilita o trabalho em diversos aspectos - a Microcervejaria Seasons é uma das selecionadas para participar do Projeto. No mercado há 5 anos, tem uma produção mensal de 20 mil litros e conta com cinco funcionários.

“Assim como o trabalho no polo, o projeto do SEBRAE/RS vai contribuir para a profissionalização e o aprimoramento da gestão como indústria. Muitos nascem no negócio como amantes da cerveja, sem a base administrativa necessária, então será muito positivo”, afirma o proprietário Leonardo Sewald.

Em Santa Maria, na Região Centro, o empresário Vinícius Strazzabosco Roveda que produz cerveja há dois anos também acredita que o SEBRAE/RS vai contribuir para a profissionalização do setor. “Vai auxiliar na expansão como um todo”, afirma, considerando, também, o aspecto da cooperação. “Aqui na região não temos muitas indústrias produtoras, então a ideia é terceirizar o meu espaço para quem está começando”, finaliza.

A primeira iniciativa da entidade voltada para os cervejeiros foi realizada em novembro de 2014. O Seminário Gaúcho de Gestão para Pequenas Cervejarias reuniu mais de 250 pessoas, entre empresários, produtores e interessados no assunto.

Cervejarias selecionadas para o Projeto:

Al Capone

Anner

Babel Cervejaria

Baita Bier

Baldhead Cervejas Especiais

Barco

Brassaria Pavos

Cervejaria Alenda Weisse

Cervejaria do Farol

Cervejaria Coruja

Cervejaria Edelbrau

Cervejaria Farrapos

Cervejaria Fil

Cervejaria Heilige

Cervejaria Horst & Biermann

Cervejaria Lagom

Cervejaria Maniba

Cervejaria Maria Santa

Cervejaria Oito

Cervejaria Solerun

Cervejaria Távora

Cervejaria Terapia

Cervejaria Tupiniquim

Coopenatural

Diefen Bier

Gram Bier

Hess Brew

Hugelbrau

Malvadeza Micro Cervejaria

Zapata Microcervejaria

Irmãos Ferraro

Old Captain

Portoalegrense

República da Cerveja

Rush Beer

Seasons