Cervejas premiadas brasileiras ganham livro

Guia apresenta ranking com 455 cervejas, de 120 cervejarias, que dividem 1.035 medalhas

Livro está à venda na  www.lojabeerart.com (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

ATUALIZAÇÃO: para se informar sobre a edição 2018, clique aqui

Em plena ascensão, as cervejas artesanais no Brasil conquistam tantas medalhas, que em setembro de 2015 já superaram a marca de 365 no ano. Ou seja, apenas com os prêmios garantidos, sem considerar os ainda por vir, é como se todo dia pelo menos uma cerveja fosse premiada. No conjunto, desde as primeiras conquistas, em 2007, já são 1.035 medalhas, divididas por 455 cervejas, de 120 cervejarias, de 9 estados. Sob esse bombardeio de platinas, ouros, pratas e bronzes, como distinguir os rótulos? Com o propósito de responder a essa pergunta, o jornalista Altair Nobre, editor da Revista Beer Art, elaborou o Guia das Cervejas Premiadas Brasileiras, lançado neste 6 de outubro e disponível para venda na lojabeerart.com. É um guia ilustrado concebido em formato fácil de portar (14,5cm x 20cm, com 192 pgs).

Para se tornar realidade, o projeto recebeu impulso via campanha de financiamento coletivo na plataforma Kickante. Contou com o apoio de leitores que garantiram a compra antecipada do livro e têm o seu exemplar postado nesta terça, 6, quarta, 7, e da Cervejaria Bierland, uma das mais premiadas do Brasil, que colaborou adquirindo uma cota de patrocínio.

Para montar o livro, estruturado na forma de ranking, o jornalista pesquisou todas as edições dos concursos mais relevantes, 12 ao todo, entre nacionais, continentais e internacionais. Tabulou e atualizou os dados em planilhas. Para distinguir o valor da medalha e o grau de dificuldade de cada uma, concebeu uma metodologia com pesos diferentes. Em 2014, o ranking ganhou uma primeira versão online, no endereço revistabeerart.com/cervejas.

"O livro é a ampliação e o aperfeiçoamento dessa iniciativa", explica Altair, que combina a graduação em Jornalismo − tendo trabalhado no jornal Zero Hora, de Porto Alegre (RS), por mais de 20 anos, 5 deles como editor-chefe − com a formação em Sommelier, pelo Instituto da Cerveja Brasil.

Nas páginas finais, índices por estilo e por cervejaria facilitam as comparações (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

Características de cada cerveja são indicadas (Foto: Ricardo Jaeger/Beer Art)

 

O Guia das Cervejas Premiadas Brasileiras foi concebido para servir a todos os participantes da cadeia, desde a fábrica até a mesa:

  • O cervejeiro autor de rótulos premiados tem o fruto de seu trabalho reconhecido.
  • O cervejeiro em fase de aprimoramento ganha parâmetros para o seu aprendizado.
  • O comerciante dispõe de um reforço como argumento de venda.
  • O sommelier conta com um roteiro organizado com características de cervejas bem-sucedidas em seus estilos.
  • O consumidor recebe uma fonte de consulta capaz de ampará-lo em suas escolhas e descobertas.

Ao longo do livro, as cervejas estão ordenadas por uma equação que combina a quantidade, a relevância e, como critério de desempate, a atualidade das medalhas (exemplo: quando duas cervejas têm as mesmas, vem antes a com conquistas mais recentes). Se persiste a igualdade, adota-se a ordem alfabética. Para saber mais sobre os critérios adotados, clique aqui.

Porém, essa classificação é diferente de tabela de futebol. Nenhuma corre o risco de cair para a segunda divisão por estar mais ao final da lista. É um ranking em que todas merecem atenção. Porque muitas dispostas em uma colocação mais distante assim estão apenas porque tiveram pouco tempo para abocanhar prêmios. São estrelas em ascensão.


Serviço

  • O que:Guia das Cervejas Premiadas Brasileiras (formato 14,5 x 20 cm, 192 pgs.)
  • Quem: concepção, pesquisa, redação e edição do jornalista e sommelier Altair Nobre, com planejamento gráfico e diagramação de Vanessa Cardoso, foto de capa de Ricardo Jaeger e prefácio de Marcio Beck
  • Quanto: à venda por R$ 55,00 em lojabeerart.com