Festivais

Downtown Oktoberfest reúne 30 cervejarias no Rio

Festival desta quinta, 29, até domingo, na Barra, inclui feira, palestras e bandas alemãs

Evento exalta as tradições alemãs (Foto: Divulgação)

Evento exalta as tradições alemãs (Foto: Divulgação)

Nos últimos dias de outubro, a tradição germânica vai se instalar na Barra, no Rio de Janeiro. A Downtown Oktoberfest 2015, desta quinta-feira, 29, até domingo, 1º de novembro, reunirá cerca de 30 cervejarias nacionais e estrangeiras na Avenida das Américas, 500. O festival ainda vai apresentar cervejas produzidas exclusivamente para o evento, entre elas a Mali Kölsch, da Cervejaria Trópica. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

Ao longo dos quatro dias, os visitantes participarão de diferentes atividades, como degustações e palestras, ao som de música ao vivo de bandas típicas da cultura alemã. Além das bebidas, os expositores de comida produzirão iguarias da culinária germânica como chucrute, eisbein, boulette, strudel, salsichão com repolho, croquete e pretzel. Um encontro para trocar experiências, aprendizagens e socializar.

O evento vai reunir cervejarias e importadoras, além de seis Trucks. Alguns nomes já estão confirmados até a véspera: Cervejaria Trópica Brewing Co., Cervejaria Three Monkeys, Importadora Beer Manics, Cervejaria Rio Carioca, Hocus Pocus, Cervejaria Roter, Cervejaria Antuérpia, Cervejaria Hija de Punta, Cervejaria Aeon, Cervejaria Ampolis, Cervejaria Fraga, Armazém Therezópolis/ Villa St. Gallen, Cervejaria 3 Cariocas, Cervejaria W Kattz, Cervejaria Motim, Cervejaria Penedon, Cervejaria Noi, Importadora Bier Wein, Paulaner, Importadora Pilot Beer, Importadora Buena Beer, Cervejaria Mistura Clássica, Cervejaria Jacobinus, Cervejaria Irada! Bar da Frente e Adega do Pimenta.

O evento conta com a curadoria de Gustavo Renha, sommelier de cervejas que participa do Downtown Oktoberfest desde a sua concepção. Para ele, "o Oktoberfest é um exemplo do quanto a cerveja deve ser valorizada em prol da família, da cultura e das tradições locais. E, no Rio, não é valorizada da forma que deve, então por isso a ideia de pegar um espaço tão bacana como o Downtown e promover um evento com comida típica, música alemã, incentivo à família e claro, diversas cervejas artesanais nacionais e alemães".

Para o síndico do empreendimento, Paulo Oscar, eventos como esse ampliam as oportunidades para empreendedores, além de serem uma ótima opção de programação para os clientes.

“A Oktoberfest tem muita força na Alemanha, e o carioca é um grande apreciador de cervejas. Por isso, quisemos trazer a proposta para o Downtown e torná-la parte do calendário do Rio de Janeiro”, explica.

O objetivo do evento é incentivar a cultura cervejeira no Rio de Janeiro, um dos maiores polos de consumo de cerveja artesanal do país, além de promover o encontro entre os apreciadores da bebida.


Programação


  • Quinta, 29
  • 18h - Palestra com o sommelier de cerveja Marcio Melo
  • Tema: Oktoberfest - Mitos, lendas e curiosidades

Sexta, 30

  • 17h - Música típica alemã com a Banda SPIEL UND CHARM
  • 18h - Palestra com o sommelier de cerveja Gustavo Renha
  • Tema: Uma viagem pela escola alemã

Sábado, 31

  • 17h - Dança típica alemã com o Grupo KOBLENZ
  • 18h - Palestra com a chocolatier Mirian Rocha e a sommelière de cerveja Isabela Rocha
  • Tema: Chocolates alemães e cervejas

Domingo, 1º

  • 17h - Dança típica alemã com o Grupo KOBLENZ
  • 18h - Palestra com o sommelier de cerveja Gil Lebre
  • Tema: Harmonizações com cervejas alemãs

Serviço

  • O que: Downtown Oktoberfest 2015
  • Onde: Downtown – Avenida das Américas, 500 – Barra da Tijuca
  • Quando: de 29 de outubro a 1º de novembro (5ª a sábado das 13h às 22h e domingo das 12h às 19h)