Equipamento

BeerBug, uma engenhoca para os cervejeiros caseiros

Aparelho com sonda, conectado via wifi com computador, tablet ou smartphone, monitora dados da cerveja em produção (Foto: Reprodução)

Aparelho com sonda, conectado via wifi com computador, tablet ou smartphone, monitora dados da cerveja em produção (Foto: Reprodução)

Sarah Buogo

Especial para a Beer Art

Com dimensões parecidas com as de um mouse, um novo produto chega ao mercado com a promessa de facilitar a vida dos cervejeiros caseiros. O BeerBug funciona como um hidrômetro digital acoplado a uma espécie de sonda que monitora dados sobre fermentação, temperatura e teor alcoólico. Qualquer pessoa conectada a um smartphone, tablet ou computador com conexão sem fio consegue conferir as informações, se fizer o download do aplicativo. As medições são enviadas a cada 10 minutos sem a necessidade de interferência externa e podem ser compartilhadas com cervejeiros do mundo todo.

O produto foi desenvolvido pela ParasitX, de Courtland (Virgínia/EUA), com financiamento pelo site kickstarter.com. Com o interesse dos internautas, a equipe arrecadou quase o triplo do valor necessário para o lançamento. Desde fevereiro, foram vendidas 600 unidades.

Em entrevista à Beer Art, o diretor-geral da ParasitX, Taylor McClenny, explicou: "Levamos meses para chegar ao produto final. Em 2013, criamos o protótipo mas percebemos que ainda tínhamos o que melhorar e não desejávamos sacrificar a qualidade. Por isso atrasamos em nove meses o lançamento do BeerBug".

Veja vídeo da empresa ParasitX que explica como funciona o BeerBug:


O BeerBug ainda é pouco difundido no Brasil. Há quem adquiriu o dispositivo com doações ao kickstarter, como é o caso do desenvolvedor de software fluminense Eric Vieira, que produz cerveja em casa e aguarda com expectativa a entrega do produto. "Acredito que vai melhorar bastante a análise do processo da fermentação e maturação". A doação de Eric foi de US$ 149.

Quem preferir adquirir diretamente com a empresa, ao custo de US$ 250 (mais eventuais taxas), pode enviar email para taylor@parasitX.com

Site oficial com informações do produto: www.thebeerbug.com

Leia mais sobre o BeerBug na próxima edição mensal da Beer Art para tablet e smartphone

BAIXE GRATUITAMENTE A REVISTA BEER ART

Em Android, clique aqui para baixar o app

Em iPad e iPhone, clique aqui para baixar o app