Dez sites que socorrem quem faz cerveja caseira

Para chegar à lista, a Beer Art visitou e testou mais de cem endereços na internet

Sarah Buogo

Com o objetivo de facilitar a vida de quem pretende fazer cerveja caseira, a Revista Beer Art garimpou na internet 10 endereços que são uma "mão na roda" na hora de produzir a bebida. São portais e blogs que vão além da informação e trazem ferramentas online para facilitar o monitoramento da produção. A pesquisa, realizada neste mês de julho/2014, usou entre os critérios de seleção a quantidade de recursos oferecidos, atualização e acessibilidade.

Para chegar aos 10 sites, a revista visitou e testou mais de cem endereços de diferentes países. Aqui vai a lista dos Top 10, com uma descrição de por que cada um deles vale a pena conferir. Para entrar no site, clique no nome. Há também uma seleção de sites nacionais (para acessá-la, clique neste link). E salve também o endereço revistabeerart.com/como-fazer, onde esta lista, assim como outras dicas, guias e notícias sobre homebrewing estão disponíveis.


home brew talk

Home Brew Talk

O principal atrativo deste site norte-americano é um fórum no qual os cervejeiros postam constantemente receitas, discutem técnicas e trocam informações sobre tudo que envolve a produção de cerveja caseira. Além disso, o site conta com um arquivo de vídeos com testes e passo a passo para a fabricação dos diferentes estilos.

Também é possível acessar o HomeBrewTalk.com.br, a versão em português do fórum.

beerart how to brew

How to Brew

Este é o site do best-seller de John Palmer, How to Brew. O espaço está em inglês e disponibiliza gratuitamente todos os capítulos do livro, em tópicos, sem a necessidade de download. A amplitude de assuntos abordados pelo livro faz do site uma excelente fonte de consulta, tanto para cervejeiros iniciantes quanto para os mais experientes.

beerart brewer friend

Brewers Friend

O site é realmente o “amigo do cervejeiro” e oferece um conjunto de ferramentas online como calculadora, receitas, planilhas e planejadores. O sistema também cria automaticamente uma lista de passos a serem seguidos na fabricação da cerveja. O espaço oferece dois tipos de assinaturas, um delas é paga. A versão gratuita permite acesso livre ao blog, folhas para acompanhamento da fermentação, calculadoras e fórum de discussão.

byo.jpg

Brew Your Own

Site da revista norte-americana Brew Your Own apresenta um suporte bem completo para a produção caseira de cerveja. Entre as principais ferramentas, uma calculadora que auxilia na formulação das receitas, calculando a densidade original, gravidade final, amargura, cor e teor alcoólico. Também é possível planejar os ajustes na composição da água e acompanhar os níveis de carbonatação por uma planilha disponibilizada pela página. Gráficos e vídeos também podem ser consultados.

beerart homebrewacademy

Home Brew Academy

Esse site é ideal para quem está iniciando na produção artesanal. Um simples cadastro credencia o leitor a receber aulas sobre a fabricação caseira, enviadas por email, em formato de lições. As aulas são bem interativas com vídeos e diferentes artigos. Também são oferecidos ebooks gratuitos com recomendações sobre, por exemplo, quais as melhores cervejas para começar a produzir.

manualhomebrew.jpg

Home Brew Manual

Como o próprio nome já diz, o espaço é um manual interativo para a produção de cerveja. Ideal para iniciantes, oferece recursos como infográficos, ebooks, receitas, enciclopédia de ingredientes, gráficos e tabelas. O layout é bem simples para quem busca informações rápidas e resumidas.

beerart screwy

The Screwy Brewer

Site bem completo no quesito ferramentas e receitas. Disponibiliza calculadoras para diferentes referências e tem um espaço para receitas. O ponto negativo é a baixa frequência de atualizações.

somoscerveceros.jpg

Somos cerveceros

O site argentino é o espaço virtual de uma comunidade de cervejeiros caseiros que falam espanhol. Lá estão disponíveis recursos para quem está nos níveis iniciante e intermediário da produção caseira, como guias, tutoriais, receitas, vídeos e uma calculadora.

beerart cervejarte

Cervejarte

Site brasileiro em formato de blog que, além de um diário com informações sobre a produção caseira do autor, traz uma calculadora diferente: a “Calcularte”. A ferramenta online permite o cálculo da atenuação da fermentação, gravidade específica e extrato. É um espaço simples e de fácil acesso.

beerart science.jpg

Brew Science

O diferencial do site está na seção experimentos. O autor divide seus testes com os leitores proporcionando uma visão mais técnica do processo de produção da cerveja. Entre as experiências está a comparação de cervejas em uma mesma frequência e a fermentação de um estilo em diferentes temperaturas. Além disso, o espaço oferece técnicas de fabricação e receitas.