Produção de documentário sobre a cerveja Petroleum move financiamento coletivo

O mote da produção é mostrar como nasceu esta celebrada Russian Imperial Stout

Cerveja do estilo Russian Imperial Stout, negra como o petróleo e de consistência viscosa, com 12% de teor alcoólico, tem em sua fórmula maltes torrados, aveia e cacau (Foto: Divulgação)

Para financiar o documentário que contará a história da criação e da elaboração da Petroleum, a curitibana DUM Cervejaria começou a arrecadar fundos. Organizado pelos sócios da DUM, Murilo Foltran, Julio Moutinho e Luiz Felipe Araújo, em parceria com o site Catarse, o financiamento coletivo esta no ar desde o dia 11 de março e, conforme a assessoria deles, já conseguiu arrecadar em duas semanas cerca de R$ 13 mil, por meio de mais de 100 apoiadores.

O objetivo do documentário é mostrar como nasceu essa cerveja Russian Imperial Stout, que ganhou prêmios e chegou às prateleiras do mercado nacional, trazendo ao fundo um panorama do movimento das cervejas artesanais, em ebulição. Um dos sócios da DUM, o cervejeiro e videomaker Luiz Felipe, conta que, desde a primeira brassagem, vem documentando essa história.

"Temos um farto material em vídeo. Quando percebemos a quantidade de material e o quanto ele mostra todo o movimento dos cervejeiros artesanais, percebemos que tínhamos nas mãos a chance de contar não só nossa história como também dar um panorama geral do movimento que se solidificou", explica Luiz Felipe.

DUM Cervejaria foi criada pelo trio de cervejeiros caseiros Murilo Foltran, Julio Moutinho e Luiz Felipe Araújo (Foto: Divulgação)

 

O trio da DUM recebeu manifestações de apoio durante o Festival Brasileiro de Cerveja (em Blumenau, entre 12 e 15 de março), que marcou o início da campanha online. “Recebemos o apoio dos cervejeiros e das microcervejarias. Como sempre, gravamos tudo em vídeo e estamos pensando em organizar estes depoimentos e utilizá-los na divulgação do financiamento coletivo”. Criada em 2010, a DUM já produziu mais de 15 estilos. Todo ano, celebra o aniversário da marca com um grande festival, o DUM Day.

Petroleum

Cerveja do estilo Russian Imperial Stout, negra como o petróleo e de consistência viscosa, com 12% de teor alcoólico, tem em sua fórmula maltes torrados, aveia e cacau. Ganhou elogios de grandes nomes cervejeiros como Randy Mosher, Joseph Tucker e Pete Slosberg, tendo destaque internacional desde seu primeiro lote. Recentemente, um fato inusitado chamou a atenção: a Petroleum ganhou medalhas de prata e de bronze no Concurso Brasileiro de Cervejas, através de duas cervejarias diferentes. Uma delas a própria DUM, criadora da fórmula, e a outra por meio da mineira Wäls, que em 2012 fechou parceria com a DUM para a fabricação e comercialização da Petroleum.

Saiba mais

Para conferir o projeto do documentário, acesse este link.