Ivoti, onde há uma microcervejaria para cada 3 mil habitantes

Cervejeiros, que realizaram encontro de degustação, planejam criar cooperativa (Foto: Divulgação) 

Cervejeiros, que realizaram encontro de degustação, planejam criar cooperativa (Foto: Divulgação) 

Município com 21.450 habitantes, Ivoti (RS) reuniu na sexta-feira, 21 de março de 2014, a produção de sete cervejeiros artesanais em uma degustação ‒ é como se houvesse uma cervejaria para cada 3 mil moradores. O Encontro de Cervejas Artesanais de Ivoti, na Sociedade Harmonia, ofereceu 17 tipos da bebida, produzidos pelas cervejarias artesanais Hordeum Vulgare, Pegasus Bier, Loeb's Bier, Getebel Chopp, Bruderberg,3R e Sinner. (Para conferir mais opções de eventos, com agenda atualizada, consulte o roteiro da Beer Art)

A atividade, prestigiada pelo prefeito, Arnaldo Kney, lançou o 1º Encontro dos Cervejeiros Artesanais de Ivoti, agendado para 14 de junho. Em paralelo à organização do evento, o grupo se empenha em criar a Cooperativa dos Cervejeiros Artesanais de Ivoti.

A organização

Os cervejeiros começaram a se reunir no final de 2013 para organizar a produção artesanal do município. O evento de sexta-feira passada é resultado da Brassagem Coletiva realizada em 26 de janeiro na Festa de Re-Kerb de Ivoti, no Núcleo de Casa Enxaimel. As duas cervejas feitas na brassagem foram uma Dry Stout e uma Pale Ale. Além delas, os cervejeiros planejaram levar outros estilos para o público degustar e conhecer a variedade de cervejas. Veja o nome das cervejarias e os estilos:

Hordeum Vulgare: Weiss e Estilo Livre
Pegasus Bier: Pilsen Premium, Alt Bier e Weiss
Loeb's Bier: Weiss
Getebel Chopp: Helles
Bruderberg: Honig (Blond com mel e marcela)
3R: Grey Rooster - Golden Ale
Sinner: American Wheat