CluBeer

Kasteel Donker

kasteel.png

Um dos clássicos da Cervejaria Van Honsebrouck. Por três gerações, desde 1900 produzindo ales, atualmente a sede se localiza na cidade de Ingelmunster, em um castelo construído em 1075, por Robrecht de Fries, conde dos Flanders. O castelo foi construído nas ruínas de um antigo monastério, abandonado em 640. A construção atual data de 1736, com a adega, ou porão, da Idade Média. Em 1986, a família Van Honsebrouck comprou o castelo e ali estabeleceu a sede da cervejaria.

A Kasteel Donker é uma Belgian Strong Dark Ale, de coloração intensa, boa formação e estabilidade de espuma. No aroma, notas de frutas passas escuras, como ameixa e uva, além de castanhas, amêndoas e mel. O sabor acompanha o aroma acrescido de uma importante sensação alcoólica que persiste no paladar.

Para harmonizar

Uma intensa cerveja merece uma harmonização à altura: que tal manjar com ameixas secas e mel? O dulçor excessivo contrasta com o alto teor alcoólico, além de as ameixas secas escuras se assemelharam às notas da cerveja, que também trazem frutas escuras passas, notas vinificadas, de mel e candy sugar. É para aproveitar aos poucos!