CluBeer

Dortmund Linderhof

Dortmund Linderhof

Localizada em Serra Negra (SP), a Dortmund é mais uma das cervejarias do cenário nacional que mantém a qualidade de produção e inovação de receitas sempre em dia. Comandada por Marcel Longo, a cervejaria tem como princípio, o uso de maltes, lúpulos e insumos importados e uso de água de ótima qualidade. Em paralelo a isso, também são engajados no papel social e ecológico, sendo a única microcervejaria do Brasil que utiliza caldeira a lenha proveniente de madeiras de reflorestamento e sobras das indústrias moveleiras da região, portanto, a produção é totalmente livre de gás natural.

Outro ponto bem bacana que reflete na preservação do meio ambiente, é que tem mais de 40 alqueires de Mata Atlântica no entorno da Cervejaria, permitindo que isso neutralize as emissões de CO2 da produção, além de devolver à natureza toda a água que sobra durante o processo. Planos a longo prazo? Tornar a primeira e única microcervejaria 100% sustentável no Brasil, com a inclusão também de energia solar e eólica pensando no meio ambiente. Bacana, não?

Agora vamos falar sobre a cerveja: A Linderhof Hefe-weissbier, como o próprio nome diz, é uma cerveja de trigo, com coloração amarela, turva, de excelente formação, estabilidade e persistência de espuma. No aroma, biscoitos, polvilho, casca de pão, além de notas fenólicas, banana e cravo. O sabor segue o aroma e apresenta boa carbonatação. O lúpulo não é perceptível, apesar de estar na composição.

Para harmonizar

Vamos aproveitar que o friozinho chegou? E que tal bolinho de chuva? As notas de canela e cravo se assemelham, intensificando as potências. Além da alta carbonatação da cerveja servir como uma remoção da gordura da fritura.