CluBeer

Saint Bier Hefe-weizen (CluBeer fev/15)

Beer Art

Em uma forma de homenagear o Estado de Santa Catarina, surge o nome Saint Bier. A intenção era colocar Cerveja Santa Catarina, mas como já existia uma organização de água mineral com este nome não foi possível, sendo colocado então, o 'Saint' em inglês e o 'Bier' em alemão, que significa Santa Cerveja. Com a sede em Forquilhinha, cidade de colônia alemã e “centro” dos municípios do extremo sul catarinense, a Cervejaria está no mercado desde 2008.

A Saint Bier Hefe-Weizen é uma cerveja de trigo que apresenta notas suaves de especiarias como cravo e canela, além de banana, fermento e suave tostado. Não é filtrada para manter as reais características e, apesar de corpo-médio, é bastante refrescante por conta da expressiva carbonatação, típica do estilo.

Para harmonizar

Vamos de pastel de palmito? A fritura do pastel contrasta com a alta cabonatação da cerveja, limpando o paladar. O dulçor do palmito também se assemelha ao da bebida, que apesar de ser uma fritura tem um recheio leve, ideal para acompanhar a Saint Bier hefe-weizen.

Agora, uma dica especial: as cervejas de trigo têm um jeito certo de servir, também um atrativo à parte. Recomenda-se que use o copo ideal para este estilo, conhecido como weiss. Ao servir, esfrie o copo com água gelada, e deposite quase todo o conteúdo da garrafa no copo, deixando 3 dedos ainda por servir. Gire a garrafa em movimentos circulares e termine de servir no copo. Isso fará com que o fermento, sedimentado ao final da garrafa, se misture a bebida no copo.