CluBeer

Gageleer (CluBeer fev/15)

Beer Art

A Gageleer é uma cervejaria belga que estabeleceu novos limites para o mundo por conta de seu ingrediente único, o “Gagel”, uma planta rara que vive nas áreas arenosas na região dos Flanders. Na Idade Média, era usada no processo de fabricação de cerveja como um meio para trazer sabor às cervejas e também preservá-las.

Essa erva utilizada na produção desta cerveja é encontrada apenas em um pântano no norte de Bélgica. Toda a renda obtida com a venda da cerveja é doada para a associação que mantém e protege o pântano. Além disso, todos os ingredientes utilizados na Gageleer são orgânicos.

De coloração dourada, sua aparência é muito convidativa. Aroma peculiar, essa cerveja se destaca pelas notas exóticas e adocicadas, remetendo a mel e eucalipto. Levemente picante, surpreende pelo equilíbrio entre o doce e o amargor das ervas. É uma cerveja bastante refrescante, apesar do alto teor alcoólico.

Para harmonizar

Apesar de bastante complexa e rica sensorialmente, a harmonização é bastante simples porém não menos incrível. Salmão ao molho de mel. As notas do molho se assemelham às do mel da cerveja, intensificando o dulçor e a refrescância. Para acompanhar, a sugestão é que sejam itens que não sobressaiam ao peixe e o molho para que não prejudique no casamento do prato principal e da bebida, então que tal arroz integral com gergelim negro?