CluBeer

La Vermontoise (CluBeer ago/14)

Beer Art

Beer Art - ago/14

A Cervejaria La Brasserie de Blaugies é pequena e familiar, como muitas na região. Está situada no centro de um triângulo formado pelas cidades de Mons (Bélgica), Maubeuge e Valenciennes (ambas na França). Tem como diferencial que todas suas cervejas, além de produzidas em prédio próprio, passam por uma segunda fermentação na garrafa, com adição de leveduras. O processo é bastante semelhante ao de champenoise para fabricação de vinhos espumantes, principalmente em Champagne, na França.

Na boca, bem carbonatada, a La Vermontoise tem aspecto frisante, bastante refrescante, com um amargor limpo e evidente, com notas florais no retrogosto. De espuma persistente e de boa formação, essa cerveja se equilibra com a coloração amarelo, levemente turva. No aroma, as notas florais acompanham o sabor e o amargor também se faz presente em conjunto com as notas frutadas de laranja, tangerina, limão, damasco, especiarias, cereais e gramíneas.

Tendo como base a clássica Saison d´Epeautre, essa versão recebeu lúpulos americanos (Amarillo) para celebrar a visita dos americanos da Hill Farmstead, outra importante cervejaria norte-americana. Mantendo o perfil rústico de uma legitima saison, é uma cerveja refrescante, complexa e ao mesmo tempo fácil de beber, daquelas que podemos passar um dia inteiro degustando sem enjoar.

Para harmonizar

Dicas simples e fáceis de fazer! Um tapenade de azeitonas verdes é uma ótima sugestão. Atum selado com gergelim também combina e em ambos os casos, podem incluir torradinhas ou pão. Agora, a fome bateu? Que tal macarrão chinês com frango e amendoim? Fica fantástico!