CluBeer

Insana Porter (CluBeer ago/14)

Beer Art

Beer Art 9 - ago/14

Três amigos, a paixão por cerveja e um ideal comum. Essa foi a fórmula que deu origem à Cerveja Insana, criada por Pedro Reis, Evandro Marini e Francelo Carrero, sócios cervejeiros que, há 8 anos, começaram a desenvolver a bebida para consumo próprio e de familiares. Com o passar do tempo, os amigos começaram a apreciar as cervejas e assim surgiu a ideia de transformar o hobby em negócio.

Considerados por muitos como insanos por querer produzir cervejas diferenciadas no interior do Paraná, mantiveram o desejo de produzir cervejas de alta qualidade. Em uma área rural a 4 km do centro da cidade com um projeto turístico, a Insana conta com uma área de 30.000m² sendo 750m² de área construída, a Cervejaria disponibiliza um espaço gourmet para recepção de clientes (sob reserva), um amplo jardim e belas paisagens.

A Insana Chocolate Porter é um ótimo exemplar do estilo disponível no Brasil. De corpo leve, carbonatação média e persistência de espuma moderada, ela traz no aroma, notas intensas de chocolate e toffee, por conta da torrefação do malte. Já o amargor é proveniente do malte e o lúpulo é quase imperceptível. Sua coloração é condizente com a intensidade da tosta do malte, sendo um marrom castanho brilhante.

Para harmonizar

Duas sugestões. A mais óbvia e que, com certeza, será um tiro certo são as sobremesas à base de chocolate. Agora, se quiser ousar um pouco mais, que tal um rocambole de carne? As notas de caramelização da cerveja se assemelham às da carne. Também podemos harmonizar pelo umami da carne. Não sabe o que é umami? Explicamos! Umami é um dos cinco gostos básicos, assim como doce, azedo, amargo e salgado. É uma palavra de origem japonesa, que significa "gosto saboroso e agradável". É o mesmo gosto daquele tempero ajinomoto. A carne tem essa característica e, por esse motivo, harmoniza superbem com essa cerveja.