Como os rótulos de cerveja influenciam o comportamento do consumidor

É preciso levar em conta diferentes aspectos, desde as cores até o formato da garrafa. Confira as dicas de Bento Ferreira

 Rótulo desenvolvido pela Agência Alvo, de Bento Ferreira (Foto: Divulgação)

Rótulo desenvolvido pela Agência Alvo, de Bento Ferreira (Foto: Divulgação)

Os rótulos de cerveja devem ser tratados como uma das ferramentas mais importante na comunicação da sua cervejaria. As pessoas dizem para não julgarem um livro pela capa, mas nós os seres humanos somos programados para responder a certas “dicas” visuais que provoquem reações emocionais e captem a nossa atenção, que despertem o nosso interesse, que inspirem o nosso desejo e nos estimulem a agir para comprar algo, ou seja, comparem a nossa cerveja.

Entender as nuances de como um rótulo de cerveja pode afetar as vendas e comportamento de compra do consumidor é um conceito importante não apenas para os profissionais de marketing, mas também para os varejistas, design, cervejeiros e outros que desenvolvem e vendem cerveja. O rótulo pode transmitir diversos conceitos aos consumidores sobre o valor, os atributos da cervejaria e os benefícios que a cerveja pode fornecer. Prestar atenção aos rótulos de cerveja é vital para o sucesso de vendas no nosso mercado cervejeiro que cada dia cresce.

O rótulo de uma cervejaria faz mais do que informar o que está dentro da garrafa. Atua como um porta-voz da marca, um anúncio e um flyer, tudo em um. Por isso ele é tão importante.

O rótulo da cerveja desempenha várias funções no processo de vendas ao consumidor, incluindo:

  • Representa a marca da cervejaria, transmitindo os atributos da marca em uma fração de segundo.

  • Segurança na vedação como tampas invioláveis, tamanhos adequados de garrafas ou diversos tamanhos, garrafas funcionais com formatos adequados, quantidade líquida dentro da garrafa.

A garrafa da cerveja deve ser bonita, funcional e econômica. Uma garrafa muito bonita que é difícil de abrir ou muito caro para produzir é tão ineficaz como uma garrafa feia que é altamente funcional e muito mais barata. Todos os três aspectos da garrafa devem trabalhar juntos para formar um todo abrangente para vender mais. A garrafa tem que ser boa (funcional), bonita (diferenciada) e barata (valor acessível).

Transmitindo atributos da cervejaria por meio do rótulo

Sua marca da sua cervejaria é transmitida através de todas as ações que você toma ao longo do tempo. Isso inclui embalagem e o rótulo. A marca é mais do que um lindo logotipo, as cores ou o slogan aplicado a sua cervejaria. Também inclui as emoções que sua cervejaria inspira nas demais marcas, os atributos desejados que você deseja transmitir aos seus consumidores. Por isso embalagem da cervejaria (Garrafa + Rótulo) transmite os atributos da cervejaria de várias maneiras:

Cor - A forma mais óbvia do rótulo chamar a atenção do consumidor é através da utilização de cores. Utilizar bem as cores nos rótulos poder ter um apelo emocional muito grande. Ler o livro Psicodinâmica das Cores, de Modesto Farina, vai lhe ajudar muito a entender as cores na comunicação.

 O desafio de decifrar o poder das cores na comunicação (Foto: Divulgação)

O desafio de decifrar o poder das cores na comunicação (Foto: Divulgação)

Símbolos - Os símbolos usados na embalagem também podem transmitir a marca.

Garrafas - As garras personalizadas ou diferenciadas também podem conter mensagens específicas da marca. Uma garrafa de 750ml estilo “champagne” transmite riqueza e luxo, enquanto uma garrafa estilo “Ambev” sugere a uma cerveja comum, e não há uma cerveja artesanal. A aparência, a sensação e a composição de seus materiais de embalagem também podem ser usadas para expressar os atributos da cervejaria.

Forma - Por último, a forma pode ser usada para fins de marca. Por exemplo, há cervejarias que fazem garrafas exclusivas, como Coruja e Bodebrown. Uma garrafa com formato exclusivo pode diferenciar sua cerveja em um mercado em que uma cerveja é muito semelhante a outra.

Uma dica que gosto de ressaltar é: antes de desenvolver conceitos de embalagem (garrafas diferenciadas) para sua cerveja, sente-se e escreva os atributos da sua cervejaria/marca que o produto deve transmitir ao mercado. Atributos podem ser riqueza, economia, entusiasmo, calma, força, confiabilidade, criatividade e muito mais.

Como o rótulo influencia nas decisões de compra

O rótulo afeta as escolhas do consumidor de diversas maneiras. Conforme um levantamento que fizemos, 54% dos consumidores online dizem que comprariam novamente uma cerveja se incluísse um rótulo/garrafa premium ou diferenciada.

Muitos consumidores prestam mais atenção aos rótulos de cervejas depois de se concentrarem em suas garrafas e cores. Pense que atualmente grande parte dos consumidores compartilham fotos dos rótulos de cerveja que acham interessante nas mídias sociais.

O rótulo da cerveja deve apelar para os consumidores em diversos níveis. Primeiramente o rótulo deve ser esteticamente agradável. Um rótulo que pareça bonito e atraente, os consumidores vão pegá-lo na gôndola e levar mais tempo lendo o rótulo e as informações adicionais. Tudo isso torna mais provável que eles comprem a sua cerveja. Um rótulo atraente, com cores vibrantes e desenhos bacanas, também é mais provável de ser notado nas mídias sociais. A mídia social continua sendo uma plataforma importante para compartilhar informações entre os consumidores, e é mais provável que uma recomendação de um amigo resulte em uma decisão de compra do que em um anúncio. Na verdade, quatro em cada 10 usuários de mídias sociais compraram um item depois de marcá-lo como favorito nas mídias sociais, e grande parte dos consumidores de cerveja confiam nas mídias sociais para ajudá-los a tomar uma decisão de compra.

Rótulos mais atraentes vende mais!

O que faz um rótulo ser atraente? As respostas variam de acordo com o setor em que você está inserido. Por exemplo no setor da cerveja, um rótulo atraente para influenciar o comportamento do consumidor deve seguir algumas diretrizes da marca da cervejaria. Siga as diretrizes legais para o rótulo como a legislação vigente, utilize tampinha diferenciadas e que sejam resistentes e evitem adulterações etc. Use cores para transmitir efeitos e indicar os estilos de cervejas, como “verde” para IPAs, “azul” para APAs etc. Inclua elementos que contem a história do produto ou da cervejaria.

Há muitas considerações ao criar um rótulo de cerveja que influenciem as decisões de compra do consumidor. O aspecto da embalagem, a sensação de cores, os atributos da cervejaria ou estilo, bem como as preocupações práticas, como segurança, custos de envio e produção, necessidades de prateleiras e expositores e conformidade legal fazem parte da embalagem/rótulo. Para quem não está acostumado a criar rótulos para o setor, isso é muito para lembrar. Felizmente, nossa agência é especializada em criação de rótulos no Brasil.

Se ficou com dúvida, nos envie um e-mail para atendimento@agenciaalvo.com ou me chame no Whats (51) 99716-7093 e me siga nas redes sociais: @bentocla. Até a próxima.