Projetando rótulos de cerveja com cortes especiais

A importante busca pela diferenciação no mercado deve ser acompanhada de alguns cuidados

 Rótulo desenvolvido pela Agência Alvo (Foto: Divulgação)

Rótulo desenvolvido pela Agência Alvo (Foto: Divulgação)

Com o crescimento do mercado de cervejas artesanais, as cervejarias estão fazendo suas garrafas e latas se destacarem por meio de rótulos coloridos e designs gráficos diferentes que possam chamar a atenção do cliente. Donos de cervejarias, com sua agência de publicidade, procuram colocar nos rótulos todos os elementos para incorporar o estilo, a pegada da cervejaria, bem como o nome e a missão da cervejaria. Os rótulos tornaram-se um marco na cena cervejeira artesanal local, definindo cada marca e trazendo vida para cervejas e as histórias por trás deles através de recursos visuais.

O dimensionamento e a seleção de cores são duas partes fundamentais do design do rótulo, mas há vários outros fatores que influenciam a maneira de como você cria os rótulos de cerveja. Elementos como a formato personalizado, informações obrigatórias por lei e adesivos diferenciados são importantes para o sucesso de um BOM rótulo.

Os rótulos que têm cortes personalizados podem adicionar uma dimensão extra à aparência no rótulo, mas há algumas considerações que você precisa saber antes de pensar num formato diferenciado. Se não for feito adequadamente, o formato do corte pode causar um problema durante o processo de impressão ou na hora de adesivar a garrafa. É importante avaliar possíveis áreas de perigo para que você saiba que sua forma personalizada está pronta para impressão, recomendo sempre consultar a gráfica antes.

Os ângulos arredondados podem dar uma aparência nítida a seu rótulo, mas esses cantos podem se soltar acidentalmente do restante da etiqueta durante a aplicação ou impressão. Durante o processo de conversão (quando as etiquetas impressas são cortadas), o excesso de material - também conhecido como matriz - é removido para deixar a etiqueta apenas para trás. Cantos afiados tendem a ser arrancados junto com a matriz, o que pode levar a mais desperdício, e um rótulo mais difícil de aplicar na garrafa.

Furos dentro de um rótulo

Buracos ou "janelas" na forma de um rótulo podem enfrentar problemas de rasgo semelhantes. Tiras finas de material entre a borda de sua etiqueta e o buraco são mais propensas a rasgar. Certifique-se de deixar bastante espaço entre as bordas para proteger seus rótulos, mas essa é uma maneira de se destacar na prateleira.

Encontre uma boa empresa de impressão de etiquetas, mesmo depois de muito trabalho duro e estudo para se fazer um bom rótulo, um trabalho mau executado de impressão pode arruinar TODO o processo de design do rótulo.