Brazilian Pale Ale entrará na linha da Xingu
Novo estilo faz parte da expansão da marca, de volta ao controle do fundador no mercado brasileiro
De volta ao mercado brasileiro sob controle de seu fundador, a Xingu ganhará uma Brazilian Pale Ale em sua linha de opções de estilo. O empresário Cesario Mello Franco conta que a cerveja foi feita em caráter experimental e o resultado o levou a incluir na família Xingu.
A fórmula foi desenvolvida pelo mestre-cervejeiro Paulo Schiaveto, sob a orientação de Mello Franco, e executada pelo mestre-cervejeiro Pablo. Alinhada com o esforço da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) de promover os estilos brasileiros, a Brazilian Pale Ale da Xingu faz parte de um plano de expansão da linha da marca.
Hoje a produção e o mercado estão basicamente no exterior, mas o plano é inverter essa proporção e fazer a fatia do Brasil chegar a cerca de 90%. Para isso, ao relançar a marca, em dezembro de 2022, o empreendedor alinhou a operação com um distribuidor nacional, a Interfood, e a produção na Brew Center, em Ipeúna (SP).
A Xingu foi lançada há 35 anos por Mello Franco, que tempos depois vendeu os direitos no Brasil para a Kaiser e, pouco antes da pandemia, em novembro de 2019, recomprou-os do Grupo Heineken. O foco agora é expandir a cerveja no mercado brasileiro. Não só na clássica versão escura, mas também em outros estilos, com uma linha diversificada.