Franquia de cerveja representa mudança de rumo na carreira durante a pandemia
Baixista e pesquisadora decidiram empreender com uma loja da rede Mestre-Cervejeiro.com em Sinop (MT)
Mayara Vincenzi, professora universitária doutora em microbiologia, e Rafaela Scheeren, advogada que trabalhava como baixista, entenderam logo no início da pandemia que o mundo mudaria e que por um bom tempo não haveria shows. As duas, à época moradoras de Cuiabá, capital de Mato Grosso, decidiram empreender, e a paixão por cerveja artesanal as levou a optar por uma franquia da rede Mestre-Cervejeiro.com, na cidade onde nasceu Rafaela, Sinop (MT).
Leia mais
De cervejeiro caseiro a empreendedor
Franquia desbrava nova fronteira
Uma opção para diversificar negócios
"Eu trabalhava com música. E a gente sabia que esse tipo de atividade seria o primeiro a parar e o último a voltar na pandemia", lembra Rafaela, que havia ficado 11 anos fora de sua terra natal e antes da carreira musical havia trabalhado como advogada.
As duas desembarcaram em Sinop nas primeiras semanas depois da pandemia e inauguraram a franquia em dezembro de 2020. Durante o período de implantação, Rafaela aproveitou para fazer a formação como sommelier, pelo Instituto da Cerveja Brasil.
A ideia inicial era que Rafaela tocasse a operação, enquanto Mayara se dedicava a outro empreendimento de seus sonhos, um estúdio de tatuagem, que funcionou por um ano, mas a demanda as levou a concentrar forças na franquia.
"Quando a gente começou a explorar o universo cervejeiro, e vendo que em Sinop ainda não havia diversidade de rótulos nem uma cultura cervejeira mais sólida, percebemos que era preciso mais tempo e mais energia para maturar o negócio", conta Rafaela.
Com isso, Mayara passou a dividir a operação. Ela cuida da gestão de eventos, das redes sociais e da organização, enquanto Rafaela se encarrega da carta, do atendimento e do financeiro.
Para movimentar a loja, realizam eventos temáticos, abraçam a causa animal com festas beneficentes e mantêm um quadro em um programa de rádio, que Rafaela conduz toda sexta-feira. "A gente instiga o ouvinte a querer saber mais, a gente ensina escola cervejeira, processo de degustação, até serviço, sommelieria, para que o nosso cliente entenda a diversidade do universo cervejeiro", conta.
Dois anos depois da abertura da loja, elas percebem que em Sinop cresceu o consumo de cervejas artesanais. "A maior vitória é que, quando chegamos, havia uma série de produtos em que a gente via dificuldade de vender, e hoje não vemos mais resistência", compara Rafaela.
Ela diz que o objetivo não é ser só loja de cerveja, nem só bar, mas ser uma referência no assunto. "A gente preza muito pelo fortalecimento do cenário", diz. "O que nos orgulha muito é que, independentemente do nosso porte, a gente sempre pensou em ser um referencial da cultura cervejeira."
A Mestre-Cervejeiro.com Sinop funciona na Rua das Rosas, 397 - Setor Residencial Sul, de terça a sábado, das 16h às 22h.
Como funcionam as franquias da Mestre-Cervejeiro.com
Fundada há mais de uma década por Daniel Wolff, que além de empreendedor é professor de cursos voltados para o segmento e jurado dos principais concursos cervejeiros do mundo, a Mestre-Cervejeiro.com nasceu com o propósito de disseminar a cultura da cerveja no Brasil. Tem três modelos de franquia, incluindo quiosque em áreas de alto fluxo, loja de rua e projetos especiais como loja-container.
Oferece aos franqueados treinamentos sobre produtos e a cultura da cerveja, equipe de sommeliers disponível para consultas e treinamentos, negociações exclusivas para a rede e produtos próprios e exclusivos para venda, entre outras vantagens.
Hoje tem 60 lojas espalhadas por 20 Estados do país, mais de 500 cervejarias cadastradas, possui cervejas da marca própria e mais de 200 mil seguidores impactados por mês pelos canais digitais.
Como se tornar um franqueado
Mestre-Cervejeiro.com Escritório Central
Rua Hermes Fontes, 45
(41) 99281-9155