De cervejeiro caseiro a empreendedor à frente de negócio de cerveja
Na franquia Mestre-cervejeiro.com Araraquara, Augusto uniu a paixão antiga a um negócio
Foi em uma Oktoberfest de Munique que Augusto Komeathy se deu conta de que o universo da cerveja era bem mais amplo e interessante do que imaginava. Tanto que, depois de voltar da Alemanha, começou a fazer a bebida em casa, em 2008. Quinze anos depois, ele é um experiente homebrewer, com receitas com autorização do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), e combina essa paixão com outra: o empreendedorismo. Está à frente da franquia da rede Mestre-cervejeiro.com em Araraquara (SP).
À época de sua introdução ao homebrew, Augusto lia o blog de Daniel Wolff, Mestre-cervejeiro.com, antes mesmo do site se expandir para a criação de uma rede física. Era um dos poucos espaços em português em que encontrava informações que o ajudavam a ampliar o seu conhecimento sobre cerveja e a se atualizar. Formado em Administração, cursava uma especialização em Ciências Contábeis. A ampliação do conhecimento nessas duas áreas, cerveja e gestão, seria fundamental para seus planos futuros.
Os primeiros contatos com o negócio tiveram como ambiente a Cerveja Opera, também em Araraquara, onde Augusto aprimorou as suas receitas. Anos depois, investiu em uma loja de venda de cerveja em um modelo de franquia que para ele não funcionou, decidiu recuar, até que no início de 2019 surgiu a oportunidade de adquirir a franquia da Mestre-Cervejeiro.com Araraquara, e a confiança que tinha na marca, desde a época em que ela ainda era apenas um blog, encorajou-o a ir em frente.
Assumiu a franquia em março e em poucos meses conseguiu ampliar o faturamento. Conseguiu montar um negócio sólido que resistiu mesmo na pandemia. Ele credita esse desempenho a uma série de fatores, entre eles o de trabalhar com o que gosta, ter uma gestão rigorosa, principalmente em relação aos números - o fato de ser contador o ajuda nisso - e agregar atrações. Toda sexta-feira, aproveita a ociosidade do estacionamento da galeria onde se situa a loja e ocupa o espaço com bandas de rock e food trucks.
Uma vez por mês, realiza uma festa maior. Nos eventos, costuma instalar também um pit smoker, em que pratica outro de seus hobbies, o de carnes defumadas.
Na loja, são oito torneiras de chope, uma delas reservada para sua marca própria, a qual intercala entre os 4 rótulos que produz (American Pale Ale, Belgian Blonde, India Pale Ale e Stout) - maca devidamente homologada na rede para comercialização. Atualmente produz mil litros de sua cerveja. Além dela, há 162 opções, em variados formatos, incluindo lata e garrafa.
"Tem 15 anos que a cerveja artesanal faz parte da minha vida. E vi que é um hobby que também pode dar dinheiro", comenta.
A loja Mestre-cervejeiro.com em Araraquara (SP) se localiza na Av. Doutor Gastão Vidigal, 157, Jardim Primavera, e funciona de segunda a sexta-feira das 15h às 22h, sábado das 11h às 22h e domingo das 11h às 15h.
Como funcionam as franquias da Mestre-Cervejeiro.com
Fundada há mais de uma década por Daniel Wolff, que além de empreendedor é professor de cursos voltados para o segmento e jurado dos principais concursos cervejeiros do mundo, a Mestre-Cervejeiro.com nasceu com o propósito de disseminar a cultura da cerveja no Brasil. Tem três modelos de franquia, incluindo quiosque a partir de 12 m², loja de rua (cerca de 40 m²) e loja-container (a partir de 12 m²).
Oferece aos franqueados treinamentos sobre produtos e a cultura da cerveja, equipe de sommeliers disponível para consultas e treinamentos, negociações exclusivas para a rede e produtos próprios e exclusivos para venda, entre outras vantagens.
Hoje tem 60 lojas espalhadas por 20 Estados do país, mais de 500 cervejarias cadastradas, possui cervejas da marca própria e mais de 200 mil seguidores impactados por mês pelos canais digitais.
Como se tornar um franqueado
Mestre-Cervejeiro.com Escritório Central
Rua Hermes Fontes, 45
(41) 99281-9155