Uruguai vence o 1° Concurso de Kombucha
Grupo de oito juízes avaliou 73 amostras inscritas, vindas de produtores do Brasil e do Uruguai
Realizado em Porto Alegre, o 1º Concurso Brasileiro de Kombucha teve os seus resultados revelados durante a Copa Internacional da Cerveja POA, na capital gaúcha. No total foram inscritas 73 amostras do Brasil e Uruguai, avaliadas por um time composto por oito juízes com experiência em avaliações sensoriais de bebidas e que são também envolvidos na produção e/ou no consumo de Kombucha: Júlia Reis, Roberto Fonseca, Bia Amorim, Rosária Penz, Tais Shure, Rafael Strappazon, Megan Garrity (EUA/Peru) e Gordon Strong (EUA).
Para garantir isenção, as kombuchas foram degustadas sem identificação e com preenchimento de uma súmula com pontos. As seis amostras com maior pontuação passaram por uma mesa final, que selecionou os 3 melhores produtos (abaixo a lista completa).
Roberto Fonseca, um dos organizadores, explica:
“Elaboramos critérios de avaliação sensorial e pontuação de aspectos como acidez, dulçor residual e equilíbrio no uso de frutas e especiarias.”
Julia Reis, que coordenou a realização da competição, comenta:
“O mais importante do concurso não é dar medalha em si, mas criar parâmetros sensoriais para a bebida e dar feedbacks para os produtores sobre os produtos, fomentando essa categoria.”
A premiação do 1º CBK
1º lugar: Karma to Brew Kombucha Original (Uruguai)
2º lugar: Karma to Brew Kombucha Mango-Jalapeño
3º lugar: Dêvi Kombucha Abacaxi e Gengibre (Brasil)
Melhores por categoria:
Melhores Kombucha com Fruta
1) Karma to Brew Kombucha Butiá
2) Hatha Kombucha de Uva (Brasil)
3) Strappa Live Kombucha Escarlate (Brasil)
Melhores Kombucha com Especiarias e/ou Fruta
1) Dêvi Kombucha Abacaxi e Gengibre
2) Karma to Brew Kombucha Mango-Jalapeño
3) Dêvi Kombucha Suco Verde
Melhores Kombucha Base ou com mel
1) Karma to Brew Kombucha Original
2) Lich Chá Mate e Chá de Capim Limão (Brasil)
3) Strappa Kombucha Original
Melhores Kombucha alcoólicos
1) Dêvi Flow Hard Kombucha
2) Strappa Kombucha Hard Amora e Lemongrass
O 1 CBK teve apoio de Matinê Cervejeira, Sinnatrah Cervejaria Escola, Strappa Kombucha e Cervejaria Continente.
Bebida cuja origem remonta à região da atual China e à época antes de Cristo, o kombucha tem cerca de 50 produtores nacionais registrados na Associação Brasileira de Kombucha.
Kombucha é fermentado a base de chás e açúcar que utiliza bactérias e leveduras no processo. Pode ser feito com frutas e especiarias, e há versões alcoólicas. O produto foi regulamentado este ano no Brasil pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e está em processo de profissionalização e expansão no Brasil, que já tem cerca de 50 produtores nacionais registrados na Associação Brasileira de Kombucha (www.abkom.org.br).
Em 2020 haverá nova edição do CBK, organizado de maneira independente, e será atualizado de acordo com os avanços da regulamentação e realidade do mercado.