Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Ceará venderá cerveja própria no estádio

Liberação de bebidas alcoólicas traz cota de 20% para as marcas independentes

Abracerva liderou causas como a conquista do Simples para as microcervejarias (Foto: Divulgação)

See this content in the original post

Com a liberação de bebidas alcoólicas nos estádios, o Ceará Sporting Club planeja fabricar a sua própria cerveja. A ideia é vender em lojas e, quando tiver o mando de campo nos jogos, também no Castelão.

Lavor Neto, diretor de Marketing do Ceará, explica:

"Estamos no processo de escolha do nosso parceiro e, consequentemente, do desenvolvimento do produto"

A ideia de fabricar cerveja própria com a marca do clube ganhou força depois da aprovação da lei que regulamenta a comercialização de bebidas nos estádios. A partida entre Fortaleza e Athletico-PR, válido pelas oitavas de final da Copa do Brasil, na quinta-feira, 16, marcou o retorno das bebidas nas praças esportivas do Estado.

Neste domingo, 19, o jogo entre Ceará e Grêmio no Castelão também teve a comercialização de bebidas. Assim como na partida do Fortaleza, foram três marcas de cerveja e os preços variando de R$ 5 e R$ 7.

Nesta segunda-feira, 20, o Ferroviário vai fazer a venda exclusiva de seu chope artesanal no Castelão, na partida diante do Globo, válida pela Série C. Será o primeiro clube a comercializar a própria bebida em uma praça esportiva, no Estado. O Ferrão também desenvolveu uma cerveja, esta será vendida na loja virtual do clube.

Com a liberação do consumo de bebidas alcoólicas nos estádios, aprovada em 9 de maio pela Assembleia Legislativa, uma cláusula garante que 20% dos rótulos vendidos sejam de marcas locais independentes. É o segundo estado do país a adotar a medida, já vigente em Santa Catarina.

A proposta foi apresentada pelo deputado Evandro Leitão (PDT) e contou com o apoio da Associação Brasileira de Cerveja Artesanal (Abracerva) e da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). Segundo Francisco Abaeté Neto, presidente da Abracerva do Ceará, o intuito é fomentar a cultura cervejeira na região e educar o público para um consumo mais consciente, priorizando a qualidade ao invés da quantidade:

“Consideramos essa lei uma grande vitória. Com a aprovação, conseguiremos alcançar novos públicos e ainda fortalecer as marcas locais. Todos saem ganhando.”

Carlo Lapolli, presidente da Abracerva, afirma que este passo foi de suma importância para o segmento:

“É através destas ações que vamos conseguindo estimular o consumo consciente de bebidas de qualidade e produzidas por marcas que causam impacto na região onde são fabricadas. São elas que somam – e muito – para o mercado. Esperamos que esta iniciativa se espalhe por outros estados, para que possamos atuar de forma mais ativa.”