Instituto da Cerveja Brasil abre curso em Igrejinha/RS
Instituição, com turmas em 10 Estados, leva à cidade gaúcha formação Profissional de Sommelier
Fundado em 2010, o Instituto da Cerveja Brasil apresenta-se como a primeira escola voltada à formação de sommeliers de cerveja do Brasil e a maior escola de educação cervejeira da América Latina com mais de 9 mil alunos formados. Tem hoje em seu portfólio mais de 5 mil sommelier formados e, em 2015, reinaugurou sua sede em São Paulo, ampliando seu espaço e abrindo duas novas salas de aula que comporta mais de 130 alunos. Atualmente, o ICB oferece cursos em 10 unidades da federação: Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiânia, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e São Paulo.
Especialista na capacitação de profissionais da área da cerveja, a instituição oferece workshops e cursos, profissionalizantes e de especialização. Entre eles estão Sommelier de Cervejas, Introdução ao Universo de Cervejas Especiais, Especialização em Harmonização, Workshop Avançado de Lúpulo,Análise Sensorial e Off-Flavor, além de duas especializações: Mestre em Estilos® e o de Harmonização.
O ICB também conta com o apoio da maior universidade do segmento cervejeiro do mundo, a Weihenstephan, no curso de Tecnologia Cervejeira. Graças a essa parceria, o curso Avançado de Tecnologia Cervejeira tem em seu quadro de professores o Dr. PhD Martin Zarnkow, chefe do Depto. de Pesquisa e Desenvolvimento da Universidade de Weihenstephan.
Em janeiro de 2018 o ICB inaugurou duas plantas, a Fabrica ICB – Cervejaria Escola na cidade de Indaiatuba. A fabrica será uma extensão das salas de aula do ICB, pois tem o objetivo de abrigar futuros cervejeiros, bem como comportará um laboratório de primeira linha e a planta piloto, uma Kaspar Schulz, na unidade de Moema em São Paulo. Essa planta tem como objetivo suportar os cursos da área de tecnologia do ICB.
Já, em 2019, a escola fechou a maior parceria de treinamento com a Heineken Brasil a fim de levar educação cervejeira aos colaboradores da cervejaria para os próximos 7 anos.
Em outubro de 2019, o ICB desembarca em Igrejinha com o curso Profissional de Sommelier de Cervejas. A ideia é levar conteúdo de qualidade para o público local com a finalidade de auxiliar tanto as microcervejarias quanto às grande na capacitação sobre o tema.
O curso de formação Profissional Sommelier de Cervejas visa a capacitar o participante em temas variados relacionados ao universo cervejeiro para atuar como sommelier profissional ou como consultor/assessor nos mais diversos segmentos do mercado, incluindo lojas, bares, restaurantes, distribuidores, importadoras e cervejarias. O profissional estará apto a:
- analisar tecnicamente diferentes estilos de cerveja;
- sugerir as cervejas adequadas para cada tipo de consumidor,contribuindo para o consumo consciente, responsável e prazeroso do cliente;
- sugerir harmonizações adequadas aos diferentes tipos de gastronomia;
- elaborar cartas de cervejas destinadas a diversos perfis de pontos de venda;
- promover eventos de degustação e harmonização aos mais diversos públicos consumidores;
- servir o cliente, baseado nas diretrizes comportamentais e técnicas recomendadas, com o objetivo de satisfazer o cliente da melhor maneira possível;
- utilizar de conceitos e estratégias de marketing e mercado para fomentar as vendas e a difusão da cultura cervejeira no local de trabalho.
Sócios e cofundadores da escola, além de professores de alguns dos cursos oferecidos, estão alguns dos maiores nomes do mercado cervejeiro atual. São eles o Sommelier e Mestre-Cervejeiro Alfredo Ferreira, a Sommèliere de cervejas e Mestre Cervejeira Kathia Zanatta e o empresário e também sommelier Estácio Rodrigues.
Na lista de outros docentes do instituto estão Edu Passarelli, Sommelier de Cerveja, consultor e sócio do Jiló do Periquito; Fernando Carvalho, Sommelier de Cerveja, Mestre em Estilos e Chef de Cozinha na Unilever; e Luis Celso Jr., Sommelier de Cervejas, Mestre em Estilos e um dos mais importantes jornalistas brasileiros especializados em cervejas e Alex Moraes, sommelier de cervejas, mestre em estilos e campeão do 1º Campeonato Brasileiro de Sommelier de Cervejas.
E não é apenas por meio de seus cursos que o Instituto da Cerveja Brasil participa ativamente da difusão e da consolidação da cultura cervejeira no mercado brasileiro. Em 2014, o ICB criou, em parceria com ABS - Associação Brasileira de Sommeliers, o 1º Campeonato Brasileiro de Sommeliers de Cervejas, a mais importante competição brasileira do segmento.
Serviço
- O quê: Curso de Sommelier de Cerveja do Instituto da Cerveja Brasil
- Onde: Igrejinha/RS
- Quando:
- FDS1 - 5 e 6 de outubro
- FDS2 - 12 e 13 de outubro
- FDS3 - 9 e 10 de novembro
- FDS4 - 23 e 24 de novembro
- FDS5 - 6, 7 e 8 de dezembro
- Quanto: de R$ 4.100 por R$ 3.800
- Como: Inscrição neste link