Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Concurso Brasileiro de Cervejas inclui estilo criado em SC

Catharina Sour, que já rendeu medalha internacional, se torna categoria oficial

Concurso Brasileiro de Cervejas está com inscrições abertas até janeiro (Foto: Daniel Zimmermann/Divulgação)

Criado em Santa Catarina, o estilo de cerveja batizado de Catharina Sour é refrescante, com aroma de frutas e levemente ácido. Em menos de dois anos no mercado, a bebida já recebeu reconhecimento internacional e agora foi incluída no 6º Concurso Brasileiro de Cervejas. A Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc) participou ativamente no processo de desenvolvimento da artesanal e continua trabalhando para o fortalecimento do estilo.

LEIA MAIS

As premiadas no Concurso Brasileiro de Cervejas

Eventos da Agenda Cervejeira

As 10 cervejas mais premiadas em 2023

Em agosto de 2017, a Catharina Sour de Uva Goethe da Lohn Bier foi considerada a melhor cerveja do mundo na categoria Flavored Fruit & Vegetable no World Beer Awards. Produzida pela Cervejaria Blumenau, a Sun Of Peach, com sabor de pêssego, foi medalha de prata no Australian International Beer Awards em 2016. Já são mais de 30 rótulos desse estilo de cerveja no país.

A Catharina Sour é uma cerveja de trigo inspirada na Berliner Weisse, porém um pouco mais alcoólica e com adição de frutas. Apresenta leve amargor, que vai de 2 a 8 IBUs, e pelo teor refrescante harmoniza com saladas, frutos do mar e petiscos. Para complementar o paladar frutado, pode conter especiarias. A graduação alcoólica varia de 4% a 5,5%.

Para o presidente da Acasc, Alexandre Mello, a criação de uma categoria do estilo no concurso nacional “é mais uma conquista que valoriza a produção do estado”. Várias cervejarias apostam no estilo, que pode ser encontrado em diferentes frutas e ganha novos consumidores a cada dia.