Maior maltaria da América Latina, Agrária investe em nova unidade
Cooperativa paranaense tem divisão voltada para o segmento das microcervejarias
Maior maltaria da América Latina e entre as grandes cooperativas brasileiras, a Agrária veio à Feira Brasileira da Cerveja, em Blumenau (SC), apostando no mercado artesanal. Uma nova unidade produtora de malte, com capacidade para 240 mil toneladas/ano, está em implantação em Ponta Grossa (PR), envolvendo 12 mil produtores rurais e outras cinco cooperativas.
Rodrigo Lass, coordenador de marketing da Agrária, comenta:
"O mercado das artesanais é muito promissor, o brasileiro está apurando seu gosto e aprendendo a beber cervejas. Está ocorrendo um fenômeno similar ao vinho nos anos 1980, quando o brasileiro começou a distinguir os varietais e se dispôs a pagar mais para consumir uma bebida de padrão superior."
A cooperativa tem uma divisão "kraft", voltada ao mercado das microcervejarias, e tem investido continuamente em pesquisa genética e no cultivo de áreas experimentais de cevada, em novas regiões de plantio.
"Nossa proposta é ir do campo ao copo. O segmento artesanal ainda é modesto, porém se crescer 1% já representará muito em nossos resultados", acrescenta.