Lagunitas decide retirar ação contra Sierra Nevada
Reações teriam levado Tony Magee a reconsiderar queixa de suposto plágio em rótulo
Ao fim do que definiu como "o pior dia em 23 anos" de sua "crescente cervejaria", Tony Magee, da Lagunitas, anunciou nesta madrugada de quarta-feira, 14, que retiraria a ação contra a Sierra Nevada. O pivô da briga entre as duas cervejarias da Califórnia é o design do rótulo de uma IPA que seria parecido demais com o da mais antiga. Por trás da questão, porém, está uma disputa por expansão no mercado norte-americano.
O recuo da Lagunitas foi expresso no site da cervejaria, com a transcrição de uma sequência de tweets, em tom emocional, reproduzidos em sua maioria (e traduzidos) abaixo:
Eu tinha que saber a resposta, mas a resposta veio muito mais cedo do que eu pensava e em um tribunal diferente do que eu pensei que seria. Posso dizer obrigado ?
Amanhã manhã [esta quarta-feira, 14] vamos desistir do processo Violação & voltar a responder outras perguntas. Eu não acho que eu estava errado por querer saber por que ...
Hoje estava nas mãos do tribunal em última instância; O Tribunal de Opinião Pública e nele eu tenho uma resposta para minha pergunta; Os direitos de marca do nosso IPA tem limites.
Defender um negócio requer respostas a perguntas difíceis. Tais como As nossas bases são sólidas? Os nossos sabores estão corretos? Os nossos rótulos têm de ser defendidos?
Hoje, 13 de janeiro de 2015, é o pior dia desde sempre em 23 anos da minha crescente cervejaria. Pior. Crescer um negócio envolve defender o negócio ...