Cervejarias

Capitu

Site: www.cervejacapitu.com.br Município: São Paulo (SP)

Email: alo@cervejacapitu.com.br


Cerveja-Capitu

Em Berlim, ao longo de um ano sabático, em 2009, o arquiteto Frederico Ming se instalou em um squat, vagão de trem adaptado, com estudantes e artistas de vários países. Com a aproximação do inverno foram necessários reparos no teto do vagão, para isolar da neve o telhado fino. Nele crescia uma das principais matérias-primas da cerveja, o lúpulo. Foi o alemão Heinz Bier que apresentou a planta a Frederico. Dias depois, guiou-o nos segredos do homebrewing.

De volta ao Brasil, Frederico colocou em prática o projeto de fazer a própria bebida. À empreitada juntou-se o também arquiteto Marcelo Holl Cury, amigo desde os tempos da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-USP). A primeira experiência foi colocar em prática uma receita passada por Heinz, uma cerveja de trigo.

Com o tempo, novas receitas se repetiram e foram aprimoradas. O reconhecimento veio em distinções como o 1º Lugar no Concurso Acerva Paulista 2012 na Categoria Oatmeal Stout e duas no Concurso Nacional Acerva 2012: prata na Categoria Rótulos e menção na Russian Imperial Stout.

Assim nasceu a Capitu, uma cervejaria cigana. A primeira cerveja foi feita em equipamento emprestado por um amigo, destinado para produzir vinhos e adaptado para o processo cervejeiro.

Confira as principais cervejas da linha da Capitu: