O balanço de um ano de cervejas da Way Beer nos EUA
/Cervejaria paranaense já exportou 12 de seus rótulos para os Estados Unidos
Depois de conquistar prestígio no mercado nacional, em outubro de 2015 a Way Beer começou a distribuir suas cervejas nos Estados Unidos. O projeto de exportação, que acaba de completar 1 ano, foi consolidado após a Way Beer desenvolver cervejas especiais com foco no mercado internacional. Já são 12 rótulos vendidos para o consumidor americano.
Alejandro Winocur, sócio proprietário da Way Beer, explica:
“Passamos mais de dois anos construindo um projeto de exportação consistente. Começamos a desenvolver uma linha de produtos com potencial para atingir o mercado norte-americano, pois estávamos tratando de um público cervejeiro mais maduro. Ou seja, não poderíamos trabalhar com estilos de cervejas que podem ser facilmente encontrados nos Estados Unidos, e foi aí que começamos a investir em linhas especiais para exportação.”
Neste primeiro ano do projeto, a cervejaria paranaense já exportou 12 rótulos, disponibilizados em Chopp e garrafas: Amburana Lager, Purple High 5, Sour Me Not - Acerola, Sour Me Not - Graviola, Sour Me Not - Caju, Red Wine Barrel Aged, Spontaneous Key Lime, EAPeated, Gose, CeleryBration, Amburana Barley Wine e Sour Barley Wine.
O cervejeiro e sócio proprietário da Way Beer, Alessandro Oliveira, destaca:
“A linha Sour Me Not, por exemplo, é bem peculiar e aposta em ingredientes com a cara do Brasil, como o Caju e a Graviola. Além disso, todas as cervejas exportadas têm um conceito diferenciado, que traz um pouco de toda a experiência e inovação da Way, como é o caso da nossa clássica Amburana Lager, maturada em Amburana Cearensis, uma madeira genuinamente nacional.”
Para distribuir suas cervejas nos Estados Unidos, a Way Beer firmou uma parceria com um importador com mais de 30 anos de experiência, acostumado a introduzir cervejas de outros países no mercado norte-americano.
“Firmamos uma parceria especial com uma das principais distribuidoras de cervejas dos Estados Unidos. Eles atuam há mais de 30 anos no segmento e são responsáveis por levar para o país algumas das maiores e melhores cervejas artesanais do planeta. Hoje, é possível encontrar nossos produtos em alguns dos principais bares e casas de cervejas dos Estados Unidos, além de eventos especiais dedicados ao mercado cervejeiro”, conta Alejandro Winocur.
O resultado da operação nos Estados Unidos anima a cervejaria paranaense a vislumbrar o mercado europeu.
“A experiência com o mercado norte-americano está sendo muito positiva e nos ajudou a implementarmos novos modelos de trabalho e de gestão, abrindo o caminho para novos destinos. Nos próximos meses, devemos ter novidades para o público cervejeiro, com parcerias inéditas e, também, com distribuição em novos países”, completa Alessandro Oliveira.