Festivais, Destaque

Festival de cervejas da DUM também dedica espaço para queijos especiais

Queijo lavado na DUM Petroleum é uma das atrações extras do festival no Museu Oscar Niemeyer (Foto: Reprodução)

Queijo lavado na DUM Petroleum é uma das atrações extras do festival no Museu Oscar Niemeyer (Foto: Reprodução)

DUM DAY VI, em 23 de julho, tem atração extras harmonizadas com cerveja

Dois dos mais cultuados produtores de queijos especiais do país vão fazer parte das opções gastronômicas do DUM DAY VI. Guilherme Ferreira, da Estância Capim Canastra (MG) e Diego Martins, da Caseirinho Queijos Especiais (SP), levam ao evento suas criações desse alimento que harmoniza bem com uma boa cerveja. O festival, a ser realizado em 23 de julho, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (Curitiba-PR), é o principal evento anual da cervejaria DUM, celebrada por receitas criativas como a da DUM Petroleum (a cervejaria curitibana está no Portal das Cervejarias Brasileiras).

 
 

A Capim Canastra é conhecida por fornecer para restaurantes de chefs como Alex Atala, Henrique Fogaça e Olivier Anquier, entre outros. Apresentará seu queijo, o primeiro brasileiro premiado no Mondial du Fromage de Tours, lavado com a cerveja Petroleum. Serão 50 peças produzidas com a bebida, que deu um sabor mais adocicado e de textura suavizada. O queijo tradicional da marca também estará à venda. Com tradição de 250 anos, a produção de queijo na Serra da Canastra, em Minas Gerais, virou uma indicação geográfica tombada como patrimônio histórico, com produção muito restrita.

Martins, da Caseirinho, fará uma aula-show de produção, com técnica que aprendeu aos 12 anos com receita de família. Ele irá filar o queijo na hora, ou seja, esticar a massa para depois fazer os nozinhos e tranças. O queijeiro expõe também a Próvola, peça que se assemelha ao Provolone mas com diferente fermentação e sem ser defumado. Fecha as apresentações o queijo mantegueiro, com manteiga produzida a partir do creme do soro do queijo e servido dentro da peça.

Serviço

  • O que: DUM DAY VI
  • Quando: sábado, 23 de julho, das 12h às 22h
  • Quanto: 1º lote encerrado; R$ 50 o 2º lote; R$ 60 o 3º lote, O com direito a um copo exclusivo da festa pela Cristal Blumenau Ingressos: podem ser comprados neste link e no Whatafuck - Hambúrguer Artesanal (Av. Vicente Machado, 845, Centro, Curitiba - PR)
  • Onde: Museu Oscar Niemeyer – Salão de Eventos (Rua Mal. Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba-PR)