Festival de cervejas da DUM também dedica espaço para queijos especiais

DUM DAY VI, em 23 de julho, tem atração extras harmonizadas com cerveja

Queijo lavado na DUM Petroleum é uma das atrações extras do festival no Museu Oscar Niemeyer (Foto: Reprodução)

Dois dos mais cultuados produtores de queijos especiais do país vão fazer parte das opções gastronômicas do DUM DAY VI. Guilherme Ferreira, da Estância Capim Canastra (MG) e Diego Martins, da Caseirinho Queijos Especiais (SP), levam ao evento suas criações desse alimento que harmoniza bem com uma boa cerveja. O festival, a ser realizado em 23 de julho, no salão de eventos do Museu Oscar Niemeyer (Curitiba-PR), é o principal evento anual da cervejaria DUM, celebrada por receitas criativas como a da DUM Petroleum (a cervejaria curitibana está no Portal das Cervejarias Brasileiras).

A Capim Canastra é conhecida por fornecer para restaurantes de chefs como Alex Atala, Henrique Fogaça e Olivier Anquier, entre outros. Apresentará seu queijo, o primeiro brasileiro premiado no Mondial du Fromage de Tours, lavado com a cerveja Petroleum. Serão 50 peças produzidas com a bebida, que deu um sabor mais adocicado e de textura suavizada. O queijo tradicional da marca também estará à venda. Com tradição de 250 anos, a produção de queijo na Serra da Canastra, em Minas Gerais, virou uma indicação geográfica tombada como patrimônio histórico, com produção muito restrita.

Martins, da Caseirinho, fará uma aula-show de produção, com técnica que aprendeu aos 12 anos com receita de família. Ele irá filar o queijo na hora, ou seja, esticar a massa para depois fazer os nozinhos e tranças. O queijeiro expõe também a Próvola, peça que se assemelha ao Provolone mas com diferente fermentação e sem ser defumado. Fecha as apresentações o queijo mantegueiro, com manteiga produzida a partir do creme do soro do queijo e servido dentro da peça.


Serviço

  • O que: DUM DAY VI
  • Quando: sábado, 23 de julho, das 12h às 22h
  • Quanto: 1º lote encerrado; R$ 50 o 2º lote; R$ 60 o 3º lote, O com direito a um copo exclusivo da festa pela Cristal Blumenau Ingressos: podem ser comprados neste link e no Whatafuck - Hambúrguer Artesanal (Av. Vicente Machado, 845, Centro, Curitiba - PR)
  • Onde: Museu Oscar Niemeyer – Salão de Eventos (Rua Mal. Hermes, 999, Centro Cívico, Curitiba-PR)