Uma Growler Station em Ipanema

Casa carioca oferece dois tipos de growler, o de Pet descartável, e o de vidro, reutilizável

 Casa conta com um sistema de enchimento específico para growler (Foto Luciola Villela/Divulgação)

Casa conta com um sistema de enchimento específico para growler (Foto Luciola Villela/Divulgação)

Com o crescimento da cultura da cerveja artesanal, avançou também a adoção de um utensílio feito para conservar o chope, o growler. A garrafa, que pode ser de vidro, cerâmica, inox ou Pet, é própria para armazenar o chope preferido e levar para qualquer lugar, mantendo suas características por mais de um dia. De olho nesse mercado, os sócios André Beirão e Diogo Lima montaram uma Growler Station em Ipanema, no Rio. A PlayGrowler recentemente dobrou o seu número de torneiras, de seis para 12.

Das 12 torneiras, cinco são dedicadas aos rótulos da cervejaria de Juiz de Fora Antuérpia e uma para cervejarias ciganas que produzem suas cervejas por lá. As outras seis recebem chopes dos mais variados estilos e cervejarias. Os chopes são selecionados para que os estilos de cerveja sejam diversificados e rotativos, por isso é possível encontrar novidades de dois em dois dias.

Os amigos mineiros se reencontraram por acaso na cidade e entre uma cerveja e outra surgiu a ideia de abrir um lugar especial para os adeptos dos Growlers, realidade consolidada na Europa e Estados Unidos. Trouxeram para cá um sistema russo de contrapressão, que demorou cerca de 40 dias para ser importado.

A PlayGrowler oferece dois tipos de growler, o de Pet (R$ 3,50), descartável, e o de vidro (R$ 15), reutilizável. Ambos são de um litro, a um custo "competitivo" no mercado. André Beirão explica:

"Procuramos vender o vasilhame a um preço acessível, porque o nosso negócio é vender o chope."

Para encher a garrafa feita de Pet, basta encaixá-la na saída especial onde é injetado CO2, expulsando oxigênio pelo dreno, o que iguala a pressão entre o barril e o growler (simulando o ambiente do próprio barril), assim o processo de oxidação do chope não começa e suas propriedades iniciais são mantidas, conservando o chope realmente fresco por uma semana na geladeira. Já para preencher o recipiente de vidro, é preciso colocá-lo em uma espécie de cápsula que também injeta CO2, mas com a proteção necessária caso aconteça algum incidente com o vidro.

Os chopes são selecionados para que os estilos de cerveja sejam diversificados e rotativos, por isso é possível encontrar novidades de dois em dois dias. Além de levar para qualquer lugar, os cervejeiros também podem experimentar as bebidas por lá, mas para incentivar a cultura do Growler, os valores dos litros são mais convidativos do que os do copo.

No menu de aperitivos, os Burritos do Porkito, já conhecido dos cariocas, chegam em quatro versões: Gandhi (vegano – salada de cenoura abobrinha e beterraba cruas e raladas, banana, maça e repolho crocante, alface, rúcula, molho cítrico de limão, gengibre e hortelã); Laricão (carne moída no estilo tailandês, feijão de feijoada, mix de cenoura e abobrinha na redução de shoyo, mel e sour cream, alface, rúcula e queijo prato); Chili Mexicano (Chili mexicano com molho cheddar, guacamole, salada de cenoura e abobrinha na redução de shoyo e mel, alface, rúcula e sour cream); e o vegetariano Buddah (pasta de berinjela defumada com ricota no estilo porkitos, mix de cenoura e abobrinha na redução de shoyo e mel, alface e rúcula).

Entre as opções de embutidos, Salsichão weisswurt (porção de 200g feito com carne de vitela e suína com salsa, acompanhada de mostarda escura, mostarda forte e molho com curry), Aperitivo 3x1 (350g de Mini Salsichas: Viena, Oxford e Cocktail, acompanhadas de mostarda escura, mostarda forte e molho com curry) ou Cervela Salat (250g salsicha cervela em rodelas no vinagrete, acompanhada de mostarda escura, mostarda forte e molho com curry).

No ambiente, os growlers estampados com a marca do lugar tomam uma parede inteira de cima a baixo, já na parede oposta, placas luminosas e quadros de cervejarias compõem a decoração. Uma mesa grande, perfeita para fazer novos amigos, e banquinhos para beber no balcão completam o clima de descontração da casa.


Serviço

  • O quê: PlayGrowler
  • Quando: 3ª e 4ª das 15h às 22h, 5ª e 6ª das 15h às 23h, sábado das 13h às 23h e domingos e feriados das 13h às 21h
  • Onde: Rua Teixeira de Melo, nº47 – loja A – Ipanema

Veja mais imagens da Growler Station (Fotos: Luciola Villela/Divulgação)