Pesquisador da Embrapa recebe homenagem da indústria cervejeira

Euclydes Minella é reconhecido pelas contribuições na melhoria da qualidade da cevada

Pesquisador Euclydes Minella trabalha no melhoramento de cevada desde a década de 70 (Foto: Joseani Antunes/Divulgação, Embrapa)

Joseani M. Antunes
Embrapa Trigo

O pesquisador da Embrapa Trigo Euclydes Minella foi homenageado pela AmBev, integrante do maior conglomerado de cerveja no mundo, pelas contribuições no melhoramento de cevada cervejeira no Brasil. O reconhecimento foi durante o Dia de Campo na maltaria da AmBev, realizado em 18 de outubro, em Passo Fundo (RS).

A cevada é o quinto grão em ordem de importância econômica e social, no mundo, perdendo apenas para o arroz, o milho, o trigo e a soja. No mundo, o principal uso da cevada é na alimentação animal – 68% da sua produção. No Brasil, diferentemente dos demais países, a malteação tem sido a principal aplicação econômica da cevada, já que o país dispõe de opções mais vantajosas para a alimentação animal.

Aproximadamente 85% da cevada produzida no país é utilizada na industrialização de malte, 7% é reservada para semente e 8% na elaboração de rações, quando não atingem padrão de qualidade cervejeira. Do total de malte produzido no Brasil, aproximadamente 95% é destinado para fins cervejeiros. O consumo anual de malte pela indústria cervejeira brasileira está estimado em 1 milhão e trezentas mil toneladas, enquanto a produção brasileira até apenas 40% da demanda.

Após decréscimo de área registrado no final dos anos 1980 e primeiros anos da década de 1990, observou-se uma expansão da área de cultivo de cevada, que passa de 52.436 hectares em 1994 (menor área plantada na década de 90) para 151.000, em 2001 (164,9% de aumento de área), consolidando a cultura como uma alternativa de renda na safra de inverno – melhor remuneração de mão-de-obra e estabilidade no fluxo de caixa. Entre 1998/99 e 2001/02 observou-se redução de 2,5% na área mundialmente cultivada enquanto que houve um aumento de 7% na área cultivada no Brasil.

De acordo com o pesquisador da Embrapa Trigo Euclydes Minella, a geração de novas cultivares, em decorrência do aumento de produtividade, da minimização de risco de perda na lavoura e da expansão de área de cultivo permitiu melhor remuneração da mão-de-obra ao longo da safra de inverno e a geração e/ou manutenção de postos de trabalho no setor agropecuário. A maior oferta nacional de grãos resultou também em maior demanda por serviços de transporte – movimentação de safra – e a instalação e ampliação de maltarias no País.

“Os resultados obtidos pela Embrapa representados por cultivares e tecnologias de produção tem contribuído definitivamente para a consolidação e expansão da produção nacional que atualmente supre 40% da demanda em vez dos 25% de 15 anos atrás”, avalia Minella.

Contribuições

Euclydes Minella exerce a função de pesquisador da Embrapa Trigo desde 1975, gerando, desenvolvendo e transferindo conhecimentos e tecnologias na área de agronomia e melhoramento genético de cereais de inverno, com ênfase em cevada. Atuou também em melhoramento de trigo na Embrapa Trigo e na Embrapa Cerrados. Em seu doutorado, na Cornell University, USA, analisou e estabeleceu a base genética da tolerância ao alumínio tóxico em cevada, fator limitante a expansão e produção da espécie em regiões de solos ácidos. Articulou e organizou a pesquisa de cevada no País, estabelecendo a integração da pesquisa e indústria através de convênios de cooperação técnica e financeira.

Operando desde 1978, o programa de melhoramento genético de cevada gerou milhares de novas linhagens e cultivares para uso comercial. De 1991 a 2001, observou-se aumento de 56,6% na área cultivada e, consequentemente, de incremento de 178% na produção, com taxa de crescimento anual média de 7,1 e 13,3%, respectivamente.

As cultivares geradas pela Embrapa, semeadas em mais de 70% da área desde 1995, foram e continuam sendo, fundamentais para a consolidação de produção competitiva de cevada cervejeira no País.