A reinvenção de um empreendedor cervejeiro

A trajetória e as metas do brasileiro que fundou nos EUA a Eureka Insumos Cervejeiros

Dario, em um momento "hop hunter", à procura de lúpulos para o catálogo da Eureka Insumos Cervejeiros, com a meta de fechar 2017 com cem variedades oferecidas (Foto: Arquivo Pessoal)

 

Foram 2 anos nos EUA até conquistar a confiança dos produtores (Foto: Arquivo Pessoal)

Dario Occelli começou a empreender no segmento cervejeiro ainda na época pré-consolidação da Ambev. Foi há duas décadas, quando o mercado era pulverizado. O paulistano atuava como distribuidor de pequenas marcas de cerveja. Como o mercado ficou restrito com a formação de grandes grupos, Dario teve de reinventar a empresa, transferiu-se para os Estados Unidos em meio à chamada "revolução da cerveja artesanal" e mudou o foco do negócio. Com base na Flórida, tornou-se fornecedor de insumos cervejeiros. Ainda antes de terminar 2017, a meta da Eureka Insumos Cervejeiros Premium é alcançar a marca de 100 variedades de lúpulo oferecidas para os cervejeiros do Brasil.

“Como diz o ditado, quando os ventos mudam, não fique se lamentando. Ajuste as velas e siga em frente”, comenta o empresário.

Dario desembarcou com a família nos EUA em 2012, quando as cervejarias artesanais e o movimento dos cervejeiros caseiros começavam a chamar a atenção no Brasil. Uma nova configuração de mercado se formava no país, mas ainda havia o desafio de conquistar a confiança dos plantadores de lúpulo.

"Vindo pra cá é que eu consegui prospectar fornecedores", explica, de sua residência em Miami. "Esse é um mercado muito fechado. Tive muita dificuldade. Foram exatamente dois anos para conseguir fechar o primeiro contrato. É como se fosse um clube fechado, restrito, e você encontra resistência. Mas essa parte já superamos e hoje temos contrato com muitas fazendas e cooperativas que asseguram a nossa fonte de matéria-prima."

Além do lúpulo americano, vindo dos Estados do Oregon, Washington e Michigan, a Eureka vende variedades de outros seis países, entre a Europa (Alemanha, França, República Tcheca e Reino Unido) e a Oceania (Austrália e Nova Zelândia).

"Nossos produtos são importados diretamente das fazendas produtoras e procuramos manter estoques não muito grandes, para garantirmos reposição contínua de lúpulo fresco", observa.

Outra estratégia para que não haja perda de qualidade no momento da transformação dos ingredientes em cerveja, é a providência de os produtos serem embalados a nitrogênio. Os lúpulos são mantidos a 3 graus negativos em uma câmara refrigerada desde a origem até o destino final. No meio da cadeia há um Centro de Distribuiçāo da Eureka em Sorocaba, interior de São Paulo.

“Pretendemos ser o maior fornecedor de lúpulos especiais do mercado e sermos reconhecidos como referência de excelência em produtos e atendimento aos clientes”, destaca Dario, que coloca entre os planos para 2018 passar a vender também maltes e equipamentos.


Serviço

  • O quê: Eureka Insumos Cervejeiros
  • Quem: o público-alvo são os cervejeiros brasileiros, não apenas os de cervejarias, mas também os que estão nas panelas
  • Onde: loja virtual no endereço loja.eurekainsumoscervejeiros.com.br
  • Como: mais informações via contato@eurekatrading.com.br e 15) 3228-1393, (11) 3539-4700 (Departamento Comercial) e (15) 3228.3440, (11) 3539.7700 (Centro de Distribuição)

(

Dario Occelli fundou a Eureka, que hoje vende para o Brasil lúpulo de sete países (Foto: Arquivo Pessoal)