Grupo de mulheres cervejeiras lança a primeira cerveja

Lucro da ELA será revertido a entidades de apoio à mulher vítima de violência

Grupo reúne mestres-cervejeiras, sommelières, professoras, juízas de concursos, apreciadoras, empresárias e especialistas, de todo o Brasil (Foto: mosaico montado pela Beer Art a partir de fotos da fanpage)

Resultado de uma mobilização iniciada em maio, a cerveja ELA tem seu lançamento nacional, aberto ao público, no dia 20 de agosto, a partir das 14h, no Empório Alto de Pinheiros, em São Paulo (confira mais abaixo as datas em outros estados). Com o nome de ELA (Empoderar, Libertar, Agir), o rótulo produzido pelo coletivo feminista é uma American Barley Wine. Conforme o grupo, o lucro obtido com a comercialização da cerveja será destinado a entidades que acolhem mulheres vítimas de violência. Em sua página no Facebook, o ELA está recebendo inscrições de instituições que queiram participar da seleção para receber a doação.

O estilo escolhido foi o American Barley Wine, de amargor mais acentuado que a sua versão de origem, inglesa, "para fugir totalmente do estereótipo de que mulher gosta apenas de cerveja leve e doce". Com 10% de graduação alcoólica, leva maltes tostados e lúpulos americanos de aroma e amargor.

O lançamento ainda contará com a presença de algumas participantes do grupo, que estarão presentes para receber o público e contar mais sobre o projeto, além de artistas como Thais Martho, responsável pelo tom musical do evento, com suas brasilidades que vai do indie ao samba e Anna Guerra, artista plástica que há 10 anos está em São Paulo e fará um quadro ao vivo que posteriormente será revertido em doações para a instituição escolhida.


Lançamentos pelo Brasil:

  • São Paulo - 20 de agosto, a partir das 14h, no Empório Altos dos Pinheiros
  • Rio de Janeiro - 25 de agosto, a partir das 19h, no Booze Bar
  • Florianópolis – 2 de setembro, a partir das 19h, no Cozalinda Bar
  • Curitiba - 3 de setembro, a partir das 15h, na Cervejaria Masmorra
  • Goiânia – 3 de setembro, a partir das 11h, no Quiosque Colombina
  • Porto Alegre - 6 de setembro, a partir das 18h, na Penz Bier

Sobre o ELA

Cansadas de ouvir termos como “cerveja para mulher”, “quero falar com o cervejeiro responsável”, “mulher não deve ir ao bar sozinha”, criaram o ELA, um coletivo para "enaltecer o trabalho da mulher no meio e denunciar ações machistas por parte da indústria cervejeira e da sociedade em geral".

Elas são mestres-cervejeiras, sommelières, professoras, juízas de concursos, apreciadoras, empresárias e especialistas do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Pernambuco e Espírito Santo. Motivadas pela forma negativa como a mulher é retratada na indústria, querem que a relação cerveja e mulher comece a ser vista de outra forma e para isso, no lançamento do projeto divulgaram um manifesto onde pontuam todas as questões trabalhadas pelo coletivo.

A mobilização iniciou em maio, logo após a divulgação de um novo rótulo de cerveja que explorava negativamente a imagem de uma mulher. A gerente comercial e de marketing da Cervejaria Dádiva e uma das idealizadoras do projeto, a sommelière Aline Smaniotto Tiene, comenta:

“Essa história de peito e bunda na cerveja já deu, né? Estamos no mundo da cerveja tanto quanto eles, trabalhamos tanto quanto eles e precisamos de respeito.”

Para celebrar o coletivo, elas resolveram produzir um rótulo exclusivo. Juntas, definiram estilo, elaboraram a receita, nome, identidade visual e foram para a fábrica. A Cervejaria Dádiva, de Várzea Paulista (SP) cedeu o espaço e os equipamentos, mas foram elas que fizeram todo o trabalho.

“Fizemos o CIP (desinfecção) no tanque, moemos e arriamos o malte, enfim produzimos a cerveja com as nossas mãos e temos muito orgulho disso”, afirma Aline.

Para acompanhar as novidades, conhecer mais sobre o projeto e suas participantes é só seguir o coletivo nas redes sociais através do @cervejaporelas.