Cerveja

Dádiva e Tarantino Beer lançam cerveja inspirada no ciclismo

“Pelotão” teve participação de grupo de ciclistas na brassagem

A cerveja, cuja brassagem os ciclistas acompanharam na fábrica em Várzea Paulista em janeiro, é um projeto que conta com mais ações (Foto: Divulgação)  

A cerveja, cuja brassagem os ciclistas acompanharam na fábrica em Várzea Paulista em janeiro, é um projeto que conta com mais ações (Foto: Divulgação)  

Em evento no Brewdog São Paulo, a Dádiva e a Tarantino Beer lançam uma cerveja colaborativa inspirada nos praticantes de ciclismo. A novidade é a Pelotão, nascida em uma mesa de bar, logo após os heads da Cervejaria Dádiva, Luiza Tolosa, e da cigana Tarantino Beer, Gilberto Tarantino, participarem de uma corrida Beer Mile no Brasil - "Algumas cervejas no copo e muitas ideias na cabeça evoluíram para uma produção colaborativa que ganhou corpo com a participação especial de 40 ciclistas". O lançamento é neste 4 de fevereiro, a partir das 12h. Para saber mais detalhes sobre a produção da cerveja, leia abaixo (Para conferir mais opções de eventos, consulte a agenda da Beer Art, em revistabeerart.com/eventos)

Um percurso de aproximadamente 60 km reuniu o grupo de pedal rumo à fábrica da Cervejaria Dádiva, em Várzea Paulista, em 7 de janeiro, para uma participação inédita e inusitada de esportistas na brassagem de uma Vienna Lager. O grupo participou da ação conjunta para a adição de Rapadura e lúpulo na receita.

A rapadura considerada um alimento de alto índice glicêmico, comumente utilizada por atletas de várias modalidades esportivas durante o treino, foi o ingrediente destacado na produção do rótulo, que contou com malte Vienna especialmente desenvolvido no Brasil pelo Atelier do Malte, a primeira micro maltaria do Estado de São Paulo.

cerveja-pelotao

Como característica principal, o malte Vienna confere uma cor única em tons dourados e notas de caramelo e toffe às cervejas deste estilo. Na Pelotão, toda essa intensidade de cores e sabores foi potencializada pela adição da rapadura do nordeste brasileiro, responsável por dar corpo especial e proporcionar um leve e agradável dulçor residual a esse rótulo colaborativo.

Parte deste bagaço do malte Vienna, utilizado na produção da Pelotão, foi destinado à empresa Pdal Bars, de esportistas entusiastas e também fabricantes de energy foods. Para Luiza Lugli Tolosa, sócia-fundadora da Cervejaria Dádiva, todo o conceito da Pelotão foi norteado por histórias de paixão pelo esporte e compromisso com a sustentabilidade.

“Queremos e trabalhamos para um universo mais saudável para apreciar com qualidade de vida e responsabilidade as nossas cervejas”, comenta Luiza.

Gilberto Tarantino, da cigana Tarantino Beer, acredita que é inédito no mundo 40 ciclistas participarem ativamente da concepção e brassagem de uma verdadeira cerveja colaborativa.

Com teor alcoólico de 5,5% e 25 IBU´s, a Pelotão foi produzida em lote limitado a 1800 litros. O lançamento, aberto ao público, ocorre neste 4 de fevereiro, a partir das 12h, na BrewDog, em São Paulo, destino final de um treino de 100 km do Tarantino Bike Team – o mesmo grupo de pedal que participou da brassagem -, organizado pela Fuga Clube de Ciclismo.

O evento conta ainda com a participação especial dos cervejeiros e idealizadores do rótulo e personalidades da cena bike paulistana, como Renata Mesquita, embaixadora da Specialized no Brasil, a blogueira Adriana Vojvodic, do Canela.CC, e da designer Ivy Miranda, da FIB - Fábricas de Ideias Brasileiras, que trabalhou o rótulo da Pelotão a partir de pôsteres europeus antigos e fotos recentes de Fabiana Marson, da Gazela Fotos.


Serviço

  • O quê: lançamento Pelotão – cerveja colaborativa entre Cervejaria Dádiva e Tarantino Beer
  • Quando: 4 de fevereiro, a partir das 12h
  • Onde: Brewdog São Paulo – Rua Coropés, 41 – Pinheiros
  • Quem: participação especial de cervejeiros e idealizadores do rótulo Pelotão, grupo de pedal Tarantino Bike Team, Renata Mesquita, embaixadora da Specialized no Brasil, blogueira Adriana Vojvodic, do Canela.CC, Victória de Sá, da Fuga Clube de Ciclismo, da designer Ivy Miranda, da Fábricas de Ideias Brasileiras, e da fotógrafa Fabiana Marson, da Gazela Fotos
  • Quanto: a Pelotão estará disponível ao mercado em chope e garrafa de 300 mL, com preço sugerido de R$ 20
  • Como: poderá ser encontrado em pontos de vendas cervejeiros de São Paulo, como BrewDog e Vinil Burguer, e via vendas online pelo Clubeer