CluBeer

Roman Adriaen Brouwer

Roman Adriaen Brouwer

Desde 1545, a Cervejaria Roman Brouwerij controla sua história baseada em tradição e modernidade. Além de seus próprios rótulos, também é responsável pelo envase de outras marcas importantes do cenário belga, como por exemplo, a St. Feuillien. Ela também faz parte do "Belgian Family Brewers" - entidade belga que reúne 21 cervejarias tradicionais e familiares da Bélgica. Para receber esse título, a cervejaria tem que necessariamente possuir fábrica na Bélgica, ter uma estrutura familiar e um histórico de produção de pelo menos 50 anos.

A Roman Adriaen Brouwer é uma cerveja do estilo Belgian Strong Dark Ale. De coloração cobre intenso, boa formação e sustentação de espuma e turbidez suave. No aroma, frutas passas e torrefação, acompanhados de um sabor licoroso, remetendo chocolate amargo, ameixa e notas amadeiradas. O sabor acompanha o aroma acrescido de boa carbonatação e álcool elevado, provocando uma importante sensação de aquecimento a cada gole.

Seu nome é em homenagem ao jovem pintor belga Adriaen Brouwer (1605-1638). Suas obras são tipicamente detalhistas e muitas vezes adotam temas de embriaguez, deboche e insensatez, a fim de explorar as emoções humanas, as expressões e as respostas à dor, medo e os sentidos.

Para harmonizar

Para acompanhar tamanha complexidade sensorial e histórica, sugerimos carne assada ao molho de ameixas. Notas de dulçor, frutas escuras e amadeiradas em ambos, formam um belo casamento. Se pensou na sobremesa, vamos de manjar branco com calda de passas. As notas da cerveja complementam o doce, além do álcool pronunciado aliviar o doce excessivo da sobremesa.