CluBeer

Domina Weiss

Domina Weiss

A Cervejaria Nacional é uma das cervejarias que têm se consolidado no mercado das artesanais de maneira bastante primorosa. Sua história começou como um brewpub, em Pinheiros, na capital paulista, onde produzem desde então, suas principais marcas, todas voltadas para o folclore brasileiro. Com tanto sucesso, decidiram investir no mercado envazando suas cervejas.

Este mês, vamos experimentar a Domina Weiss. Sob o estilo hefeweissbier, é uma cerveja bastante refrescante, e ideal para o clima do mês! Seu nome remete a uma mulher loira já falecida que volta para aterrorizar os homens. Talvez algo como a famosa “loira do banheiro”, história que tanto ouvimos quando éramos crianças!

Na aparência, coloração turva por não ser filtrada, espuma e estabilidade consistentes e que ajudam na manutenção dos aromas, que bastante peculiar deste estilo alemão, remetem a pão, biscoito, banana, cravo e suave picância. O sabor acompanha o aroma e ainda apresenta suave fermento, característicos das Weiss. Para melhor proveito, o serviço dessa cerveja deve ser completo no copo, de modo que as leveduras (fermento) que ficam sedimentadas ao fundo da garrafa se misturem ao líquido.

Para harmonizar

Que tal uma dica cultural? Já que estamos no mês da Oktoberfest, vamos entrar no clima alemão e aproveitar essa cerveja com weisswurst? Lá é super comum! Ambas são leves, além da doçura da carne de vitela ser semelhante às notas de sutil frutado da cerveja. Outro ponto em comum, são as notas de pão e malte que combinam superbem com salsichas. E como opostos, podemos dizer que a gordura da salsicha, apesar de suave é presente e contrasta com a carbonatação intensa da cerveja.