A primeira cerveja de guarda da Verace
Oroboro é uma Belgian Dark Strong Ale apresentada em clima de mistério
A Cervejaria Verace, depois de festejar o título de melhor cerveja brasileira na Copa Cervezas de América no Chile, lança sua primeira cerveja de guarda: a Oroboro. O lançamento foi para um grupo de formadores de opinião na própria Verace, em Nova Lima (MG). O clima era de mistério. Nenhum dos convidados sabia o que aconteceria. Cobras verdadeiras fizeram parte do cenário, que tinha também aranhas, teias, para conceber o clima de surpresa.
Segundo um dos proprietários, Alessandro Fontenelle, a nova cerveja veio para ser um destaque no mercado:
"Pensamos muito sobre o que fazer nesse lançamento, mas, o que queríamos era causar uma surpresa. É uma cerveja de guarda, que foi elaborada com todo cuidado para ser lançada. A Verace pensa em cada detalhe nas suas cervejas."
A Oroboro é uma cerveja do estilo Belgian Style Dark Strong Ale. Tem coloração marrom acastanhada, notas frutadas condimentadas intensas e equilibradas no sabor e aroma. Apresenta 9% de teor alcóolico e 19,3 de IBU (nível de amargor). Pode ser harmonizada, por exemplo, com queijos azuis ou sobremesas à base de chocolate. Sua embalagem é de 300 ml.
Túlio Silva, mestre-cervejeiro da Verace, se orgulha ao falar da cerveja:
"Como o responsável pelas receitas da Verace, é um orgulho muito grande, quando vemos algo em que dedicamos ser lançado no mercado com uma aceitação tão boa. A Oroboro foi toda pensada, desde o seu rótulo até os detalhes do lançamento, e estamos muito felizes com o resultado obtido. É a primeira cerveja de guarda da Verace e veio para ficar."
O nome Oroboro significa "constante evolução", ou seja, um convite a uma experiência que leva a sabores inebriantes e à expectativa de sempre poder se reinventar, renascer. A cobra mordendo o próprio rabo no rótulo simboliza a eternidade. Ou seja, a cerveja conseguiu sintetizar tudo o que foi pensado para ela e a Verace deixa no ar uma interrogação de que mais novidades vão surgir.
Após "cursos, estudos e muito planejamento", a cervejaria abriu suas portas no Jardim Canadá em agosto de 2016. O nome é uma derivação da expressão latina Vera Cerisiam, “a verdadeira cerveja”. Com uma capacidade de produção de até 2 milhões de litros por ano, a Verace acaba de realizar sua segunda expansão, o que representa um crescimento de 83% em capacidade instalada de fermentadores.
Um dos pilares da cervejaria é a alta tecnologia usada nos processos de fabricação, acima da média usual em outras cervejarias, e que garante a qualidade das cervejas fabricadas na Verace. O próprio mestre-cervejeiro e sócio da fábrica, Túlio Silva, engenheiro mecânico de formação, foi o responsável direto pela elaboração e pelo desenvolvimento dos projetos da cervejaria, para assegurar a capacidade técnica dos equipamentos, que possibilitam o desenvolvimento de produtos de excelência.