Terra Brasilis, uma cerveja 100% brasileira
Cervejarias Manube e Beta Hops lançam uma 'Brazilian Hazy IPA'
O mercado das cervejas artesanais tem crescido significativamente no Brasil. Mas, quando o assunto são as matérias-primas utilizadas na produção de cervejas nacionais, o Brasil ainda engatinhando. Isso porque a grande maioria dos insumos usados na produção de cervejas, sejam artesanais, sejam de grandes produtores, ainda vem de fora do país.
LEIA MAIS
Pensando em fomentar este mercado nacional de ingredientes cervejeiros, as cervejarias artesanais Beta Hops Brewing e Manube uniram-se em um projeto colaborativo inovador: lançar uma cerveja com insumos 100% nacionais. Dessa parceria nasceu Terra Brasilis, uma cerveja essencialmente "tupiniquim".
Lúpulo, malte e levedura, tudo produzido em solo nacional, e de altíssima qualidade.
Adriano Andrea, da cervejaria Manube, um dos cervejeiros envolvido no projeto, reforça:
"Queremos mostrar que os ingredientes brasileiros tem tanta ou até mais qualidade que os importados."
Sabor nacional Terra Brasilis é uma IPA essencialmente brasileira e, como todo bom brasileiro, tem sabor e notas surpreendentes. Neste rótulo, os amantes de IPA encontrarão uma cerveja refrescante com notas críticas, que remetem a grapefruit, tangerina, laranja e um toque floral.
Essa mistura de sabores tupiniquins é resultado dos lúpulos nacionais Comet, Cascade e Triple Pearl e da levedura LY-53, isolada em terras brasileiras. Os lúpulos de Terra Brasilis vieram da cidade de Juquiá, da Fazenda Novo Horizonte, localizada na região do Vale do Ribeira, no Estado de São Paulo. Já os maltes e as leveduras que completam esta receita vieram do Sul do Brasil, com leveduras produzidas na cidade de Florianópolis e maltes na cidade de Blumenau, ambas em Santa Catarina.
Para finalizar esse mix de brasilidade, a receita de Terra Brasilis saiu das panelas da microcervejaria Beta Hops Brewing, localizada em Registro, SP. Terra Brasilis tem o apoio dos parceiros Levteck, que forneceu uma levedura isolada no Brasil - a LY53; e da Atlântica Hops, com os lúpulos Comet, Cascade e Triple Pearl, tudo 100% genuinamente tupiniquim.
O nome escolhido para esta cerveja 100% nacional exalta o potencial cervejeiro das terras brasileiras para produzir insumos de altíssima qualidade, garantindo uma cerveja com muito sabor e ziriguidum.
'Terra brasilis' é o termo utilizado no mapa feito por Pedro Reinel e Lopo Homem em 1519, menos de 20 anos depois da chegada dos portugueses ao território que viria a se chamar Brasil.