Stella Artois e Gastromotiva oferecem curso online gratuito para mil mulheres
As inscrições estão abertas, e a primeira turma se inicia no próximo dia 3 de abril
A marca de cerveja Stella Artois e a ONG Gastromotiva abrem mil vagas em curso de gastronomia online e gratuito para mulheres de todo o Brasil. Com início previsto para o dia 3 de abril, as aulas serão ao vivo com a possibilidade de serem acessadas de qualquer lugar. Para participar basta acessar o site oficial do projeto e preencher o formulário de inscrição.
Os conteúdos contam com disciplinas como Desenvolvimento Humano, Economia Doméstica, Educação Financeira, Economia Social, Gastronomia social, Aproveitamento Integral dos Alimentos, além de conhecimentos de vendas e palestras em um ambiente totalmente virtual. Ao todo serão 25 turmas que deverão se formar ao longo do ano e, ao final, as alunas serão contempladas com um certificado de conclusão do curso.
Mariana Porto, head de marketing de Stella Artois, comenta:
"A marca tem uma relação de longa data com a gastronomia e o público feminino e, junto com a Gastromotiva, vamos ensinar as mulheres a transformarem a paixão pela culinária em renda, para que elas atuem profissionalmente neste mercado e possam ir cada vez mais longe."
O projeto Juntas na Mesa
A iniciativa faz parte do projeto Juntas na Mesa, uma plataforma de transformação social lançada em 2022 por Stella Artois para aumentar a visibilidade à equidade de gênero no setor, dar mais protagonismo às mulheres e fomentar o empreendedorismo feminino. De acordo com uma pesquisa realizada recentemente pela marca em parceria com a Ipsos, quase metade das mulheres (45%) busca por algum tipo de profissionalização, mas falta tempo e dinheiro para que isso seja possível.
A iniciativa conta ainda com a parceria com o BEES Bank, fintech da Ambev que oferece soluções digitais para facilitar a vida financeira e potencializar a gestão de Pequenas e Médias Empresas (PMEs), por meio do qual Stella Artois disponibilizará uma oferta de crédito para apoiar até 1.000 mulheres empreendedoras no setor da gastronomia no Brasil.
O projeto está em linha com o compromisso de Stella e Ambev, que trabalham pela equidade de gênero e no combate a questões sociais dentro do universo cervejeiro.
*Realizada pela Ipsos a pedido de Stella Artois, a pesquisa sobre equidade de gênero na gastronomia foi realizada durante o mês de agosto de 2022, abrangendo entrevistados em quatro blocos regionais do Brasil: Norte e Centro-Oeste (Belém, Brasília e Goiânia), Nordeste (Recife e Salvador), Sudeste (S. Paulo, R. de Janeiro e B. Horizonte) e Sul (Curitiba e Porto Alegre). Para a etapa quantitativa da pesquisa, a margem de erro é de 4,4 p.p.
O levantamento foi dividido em duas etapas, cada uma delas entrevistando 500 pessoas - na primeira fase, foram entrevistados homens e mulheres responsáveis por estabelecimentos de alimentação, enquanto na segunda fase foram entrevistadas apenas mulheres que trabalham na área da gastronomia, em cargos diversos como proprietárias ou sócias, chefs e sous-chefs, cozinheiras e cozinheiras-chefe, auxiliares de cozinha, garçonetes, atendentes e operadoras de caixa.