Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Márcio Maciel é o novo presidente executivo do Sindicerv

Executivo assume desafio de unir ainda mais setor em favor da cadeia produtiva da cerveja

Maciel acumula experiência profissional de mais de 18 anos nas áreas de Relações Governamentais e Institucionais na indústria da alimentação, do agronegócio e da radiodifusão (Foto: Divulgação)

Atualizada, 6/2/2023, 10:20

O Sindicato Nacional da Indústria da Cerveja (Sindicerv) anuncia a chegada de Márcio Maciel para o cargo de presidente executivo da entidade. Formado pela Universidade de Brasília (UNB), com pós-graduação em Gestão de Negócios pelo Instituto Brasileiro de Mercado de Capitais (Ibmec) e mestre em Políticas Públicas pelo Instituto Brasiliense de Direito Público (IDP), Maciel acumula experiência profissional de mais de 18 anos nas áreas de Relações Governamentais e Institucionais na indústria da alimentação, do agronegócio e da radiodifusão.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Daniel Wolff inova em curso online

Entre as prioridades da sua gestão estão a coordenação dos assuntos comuns à categoria, o compromisso do setor com a agenda socioambiental e consumo responsável, para o contínuo desenvolvimento, em âmbito nacional e regional, de todo o setor da cerveja e das suas respectivas cadeias produtivas.

Para Márcio, a contribuição do setor cervejeiro no Brasil reflete a força motriz para o desenvolvimento e crescimento da economia do país.

"Somos o terceiro maior produtor de cerveja do mundo, atrás da China e dos Estados Unidos. Então, vamos trabalhar a favor de toda a cadeia produtiva, unindo os seus elos, em prol dessa bebida que não sem razão, é uma paixão nacional", explica Maciel.

O novo executivo terá o apoio do atual superintendente da entidade, Luiz Nicolaewsky. Mauro Homem, vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken, continua presidindo a diretoria colegiada do Sindicato.

A indústria da cerveja como geradora de empregos

A indústria cervejeira, um dos principais segmentos que contribuem para geração de empregos e retomada econômica do país, movimenta uma extensa cadeia produtiva responsável por 2,02% do PIB, geração de mais de 2 milhões de empregos diretos, indiretos e induzidos.

O setor cervejeiro gera uma massa salarial de R$ 27 bilhões sendo um multiplicador de empregos. Segundo estudo realizado em 2019 pela Fundação Getúlio Vargas para o Sindicerv, a cada emprego em uma cervejaria, outros 34 novos postos de trabalho são criados na cadeia produtiva.