3 anos da Prussia Bier são marcados por novos rótulos
Cervejaria mineira lança projeto colaborativo para produzir pelo menos 6 novas cervejas
Instalada em São Gonçalo do Rio Abaixo (região central de Minas Gerais), a cervejaria Prussia Bier comemorou em novembro três anos de existência e aproveitou a data para lançar novos rótulos, assinados pela sommelier de cervejas Fabiana Arreguy. A ideia é trazer harmonizações diferenciadas que valorizem a cultura e gastronomia mineiras com foco em princípios como “pense global, beba local”.
Fabiana Arreguy comenta:
“O convite para assinar as harmonizações dos rótulos Prussia demonstra o quanto a cervejaria está antenada com a demanda do mercado por cervejas que ofereçam experiências de sabor. E combinar cada uma de suas cervejas somente com comidas mineiras é mais um passo inovador, algo que nenhuma cervejaria do estado havia feito ainda.”
Outra novidade comemorativa é o lançamento de um projeto para produção de cervejas colaborativas com cervejarias parceiras. O objetivo é que dure um ano e sejam produzidas pelo menos seis cervejas em conjunto com outras empresas. O principal objetivo é criar sinergia com outras cervejarias e trocar conhecimento, buscando o estado da arte nas cervejas que serão elaboradas. Segundo os sócios e idealizadores do projeto, serão produzidas cervejas extremas, com complexidade de execução e complexidade sensorial e a conversa com as cervejarias parceiras já está bem adiantada.
A Prussia Bier é a primeira cervejaria do Médio Piracicaba. Sua fábrica, com 300 metros quadrados, tem a capacidade de produzir até 28 mil litros por mês. Uma de suas inovações tecnológicas é dispor de um sistema de reaproveitamento total de água, evitando desperdícios durante o processo de produção. A sua primeira brassagem data de 17 de novembro de 2014. O nome foi inspirado em uma região da Europa que abrangia diversos países cervejeiros em meados do século 13.
A cervejaria atende diretamente demandas do Vale do Aço, Médio Piracicaba e grande BH, além de 100 pontos de venda terceirizados espalhados por Minas Gerais e Rio de Janeiro. Produz seis diferentes rótulos: Pilsen, Bohemian, Weiss, English India Pale Ale, Pale Ale (ESB) e Irish Red Ale. As cervejas são vendidas em garrafas e barris de 30 e 50 litros.
Railton Vidal, sócio da cervejaria, observa:
“Estamos investindo também em growler stations fora do eixo de Belo Horizonte, ou seja, a Prussia é a primeira cervejaria que está levando esse conceito do growler para cidades como Contagem e Itabira, por exemplo. O mercado cervejeiro no Brasil é novo ainda, está amadurecendo e existe uma revolução cervejeira acontecendo. Com isso, o próprio mercado vai filtrar quem fica ou sai e vai selecionar quem estiver fazendo um trabalho legal, honesto, de qualidade. Isso é o que buscamos e prezamos.”
A ideia de criar a Prussia Bier surgiu em 2008 e em 17 de novembro de 2014 os amigos e empreendedores Fernando Cota, Railton Vidal e Douglas Vidal produziram sua primeira brassagem.
Fernando Cota, sócio da Prussia Bier, ressalta:
“A Prussia nasceu da combinação de sonhos, desejo do novo e boas amizades. Somos uma empresa familiar e fazemos cervejas que cumprem bem o seu papel, pois nossa missão é divulgar a cultura cervejeira. Vivemos da cerveja e, por isso, nos dedicamos ao máximo a ela. Prezamos totalmente pela qualidade e atendimento aos nossos clientes. Somos uma empresa horizontal. Criamos o nosso próprio Reino da Prussia e queremos que as pessoas ‘entrem’ nesse universo cervejeiro.”