Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Piracerva apresenta sua primeira cerveja colaborativa

Session Pira foi produzida pelas 11 marcas que compõem a associação, em Piracicaba

Brassagem reúne representantes das cervejarias fundadoras da Piracerva (Foto: Divulgação)

ATUALIZADA, 3/11/2023, 12:00

Neste sábado (4), a Associação das Cervejarias da Região de Piracicaba (Piracerva) apresenta sua primeira cerveja colaborativa, desenvolvida pelas 11 cervejarias que compõe a recém-criada associação. O evento de lançamento da Session IPA, estilo escolhido para inaugurar a parceria, acontecerá n'A Tutta Birra, a partir das 19h, ao som da banda Who's The Tornado.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Mais eventos na agenda cervejeira

Fazem parte da Piracerva as cervejarias A Tutta Birra, Cevada Pura, Dama Bier, Em Nome do Malte, Escafandrista, Green Fish, Komtainer Beer, Nhô Quim Cervejaria, Panela Cervejeira, Peixe Para e Vibeer, sendo que todas participaram da brasagem, que aconteceu no dia de 26 de setembro, na fábrica da Dama Bier.

Batizada de Session Pira, o estilo escolhido para estrear e representar a união das 11 cervejarias piracicabanas foi a Session IPA, caracterizada por ser uma cerveja de corpo leve, teor alcóolico baixo, coloração amarela – âmbar e tem como principal característica o seu perfil de lúpulo, responsável pelo suave amargor e por todo o aroma típico desse estilo. Quatro lúpulos foram utilizados na receita: Centennial, Cascade, Citra e Strata.

Os 2,5 mil litros da Session Pira serão comercializados pelas 11 cervejarias integrantes da entidade (Foto: Divulgação)

Foram produzidos 2,5 mil litros da cerveja colaborativa e que serão comercializadas nas 11 cervejarias integrantes da Piracerva e em outros bares parceiros espalhados pela cidade.

A fundação da Piracerva

A Piracerva foi oficialmente lançada na noite de 12 de setembro, no auditório do Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas, de Material Elétrico, Eletrônico, Siderúrgicas e Fundições de Piracicaba, Saltinho e Rio das Pedras (Simespi). A entidade patronal da indústria apoia a iniciativa, assim como no início deste ano apoiou a criação do Arranjo Produtivo Local de Máquinas, Equipamentos, e Serviços Industriais para Cervejarias (APLCerva).

Durante o evento, a nova associação elegeu Lucas Romero, da cervejaria Green Fish, como seu primeiro presidente.

Completam a diretoria Caio Truffi Polacow Sabbagh (Peixe Para), como diretor de comunicação e eventos; Eduardo Pinazza (Vibeer), diretor administrativo; Rafael Varussa (Em Nome do Malte), diretor financeiro; e Pedro Vieira Gonçalves (Escafandrista), como vice-presidente.

Assessor de projetos especiais do Simespi e responsável pela estruturação do projeto do APLCerva, Carlos Alberto Zem justifica o apoio do sindicato patronal à concretização da Piracerva: "O Simespi vê como muito interessante essa conexão, já que muitas das empresas associadas são fabricantes de máquinas, equipamentos e serviços industriais para cervejarias. Consideramos fundamental apoiar iniciativas dessa natureza".

O diretor jurídico do Simespi, Carlos Henrique Benatti, e o diretor de Tecnologia e Relações Industriais, Vagner José Furlan, participaram do lançamento da Piracerva, bem como representantes da Acipi (Associação Comercial e Industrial de Piracicaba) e a diretora de Turismo de Piracicaba, Alessandra Freire dos Reis, representando o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo de Piracicaba, José Luiz Ribeiro.


Serviço

  • O quê: lançamento da Session Pira - cerveja colaborativa da Piracerva
  • Onde: A Tutta Birra (Av. Cassio Paschoal Padovani, 3.197)
  • Quando: 4 de novembro de 2023, às 19h