Mitos e verdades sobre cerveja, pelo Grupo Petrópolis
Dia do Mestre Cervejeiro enaltece o profissional responsável pela produção de cervejas e chopes
Durante a história da cerveja, foram surgindo datas comemorativas importantes, para relembrar algum fato histórico, homenagear personagens e profissões importantes ou mesmo para celebrar essa bebida. Uma delas é o Dia do Mestre Cervejeiro - celebrado em 19 de junho - responsável pela produção de cervejas e chopes, desde a seleção de matérias-primas e criação de novas receitas até o controle final de qualidade do produto pronto. Para comemorar o dia e o mês desse profissional tão relevante para a produção da bebida, o Grupo Petrópolis traz dez mitos e verdades sobre a cerveja, listados pela Especialista em Análise Sensorial e Sommelier de Cervejas do Grupo Petrópolis, Ana Paula Nicolino (conferir mais abaixo).
1. A cerveja é uma bebida amarga. Mito ou Verdade?
Verdade! A intensidade do amargor depende do estilo da cerveja, mas todas tem lúpulo dentre as matérias-primas e o lúpulo traz amargor à cerveja.
2. Cerveja deitada gela mais rápido? Mito ou Verdade?
Mito. Cerveja sempre deve ser armazenada, gelada em pé (na vertical). Quando deitada há uma maior área de contato do líquido com o ar presente no headspace - espaço livre e vazio entre o produto e a tampa da embalagem - acelerando a oxidação e o envelhecimento da cerveja.
3. Chope é a mesma coisa que cerveja. Mito ou Verdade?
Verdade. Segundo a legislação brasileira, chope é a cerveja não pasteurizada, portanto é o mesmo líquido envasado em barril pressurizado sem pasteurização.
Basicamente, o chope é a cerveja recém-fabricada que, através de uma filtração e/ou microfiltração, é diretamente envasada em barris pressurizados, servidos sob refrigeração e dispensados através de válvulas especializadas.
4. O colarinho tem uma função importante. Mito ou Verdade?
Verdade. O colarinho tem muita influência sensorial, contribui com a sensação de cremosidade na boca e retém por maior tempo os aromas voláteis no líquido, favorecendo a percepção dos aromas a cada gole.
5. O lúpulo é um conservante natural? Mito ou Verdade?
Verdade. O lúpulo tem função antibactericida.
6. A cerveja é mais saudável que outras bebidas destiladas. Mito ou Verdade?
Na verdade, não podemos associar bebidas alcoólicas a saudabilidade, mas podemos afirmar que a cerveja tem mais nutrientes do que outras bebidas destiladas, pois é rica em silício (nutriente que ajuda a fortalecer os ossos), fibras, vitamina B6, B12, niacina e riboflavina.
7. Cerveja de garrafa é mais saborosa que a de lata? Mito ou Verdade?
Mito. O líquido é o mesmo, apenas a embalagem é diferente e não influência no aroma e paladar.
8. Cervejas escuras são mais fortes. Mito ou Verdade?
Mito. Existem cervejas claras e escuras com características mais fortes em teor alcoólico, amargor, corpo e intensidade de aroma e sabor, depende do estilo.
Quando se diz “forte”, é muito relativo, forte com relação a que? Sempre ficamos na dúvida, mas com tantos estilos de cervejas, com certeza, podemos afirmar que existem cervejas claras tão fortes quanto algumas escuras; com relação a várias características.
9. Cervejas puro malte são melhores. Mito ou Verdade?
Mito. Cervejas com adição de adjuntos ou cervejas puro malte são igualmente saborosas, o que influencia são os cuidados e garantia da qualidade no processo de produção, distribuição e comercialização.
10. Cerveja pode ser servida em qualquer copo. Mito ou Verdade?
Verdade! Alguns estilos até possuem uma indicação correta do copo para o serviço, mas o principal é que o copo esteja limpo, livre de odores e qualquer residual de detergente ou gordura, que prejudicam a formação e manutenção do colarinho.