Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Workshop Microbiologia Cervejeira em Florianópolis

Atividade, com Bianca Telini e Marcelo Menoncin, ocorre na Kairós Cervejaria no dia 11 de junho

Nas aulas serão abordados os aspectos essenciais de leveduras cervejeiras e contaminações, entre outros (Foto: Akram Huseyn/Unsplash)

A Fermenta Pessoas, empresa especializada em recrutamento e seleção para o mercado de bebidas e alimentação, estreia seu braço educacional em parceria com a Clado Consultoria, de Porto Alegre. A primeira atividade é um workshop de Microbiologia Cervejeira que ocorre na sede da Kairós Cervejaria, em Florianópolis, no dia 11 de junho.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Daniel Wolff inova em curso online

No workshop, ministrado por Bianca Telini e Marcelo Menoncin, serão abordados os aspectos essenciais de leveduras cervejeiras e contaminações, com destaque para a escolha de fermento, as fases fermentativas, como reutilizar leveduras e também sobre como identificar e combater os agentes contaminantes. O objetivo é garantir que o aluno tenha capacidade de otimizar suas fermentações, inclusive com uma demonstração prática de como fazer contagem e viabilidade de leveduras. O curso será dividido nos seguintes temas:

  1. Biologia simplificada de leveduras
  2. Otimização de fermentações
  3. Como escolher suas leveduras
  4. Fases fermentativas
  5. Reutilização de fermento
  6. Contaminação em cervejarias
  7. Demonstração prática
  8. Perguntas sobre o tema e discussão

O workshop tem duração de cinco horas e custa R$ 265 por pessoa. Os associados da Acerva-SC têm desconto de 20%. O valor pode ser feito a vista via PIX ou parcelado através do PagSeguro. Informações e inscrições pelo (48) 99212-7751.

Os professores do workshop de Microbiologia Cervejeira

Bianca Telini é biotecnologista pela UFRGS e tem mestrado em biologia celular e molecular pela mesma instituição. Tecnóloga cervejeira, sommelière e mestre em estilos pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB), trabalha com cerveja desde 2015. Durante o mestrado trabalhou com o desenvolvimento de leveduras híbridas de interesse para a indústria cervejeira. Atualmente é responsável pelo controle de qualidade microbiológico da Cervejaria Tupiniquim.

Marcelo Menoncin é biólogo formado pela UFRGS e Tecnólogo Cervejeiro pelo Instituto da Cerveja Brasil (ICB). É mestre em biologia celular e molecular (PPGBCM-UFRGS), onde trabalhou com leveduras cervejeiras clássicas e não-convencionais. Trabalhou na Cervejaria Seasons de 2015 a 2020, tendo implementado o laboratório de análises físico-químicas e microbiológicas. Cervejeiro caseiro desde 2012, nos últimos 9 anos, passou por todos os setores do processo de fabricação cervejeira, incluindo desenvolvimento de receitas.