Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

Turismo no Chile: Vinícola Matetic inicia colheita de uvas em fevereiro

Viajantes em visita ao complexo podem acompanhar diversas etapas da produção do vinho

Projetado em um casarão colonial de 1900, o hotel tem 10 acomodações amplas, ambientes luxuosos, sala de jogos, sala de estar com lareira e piscina ao ar livre (Foto: Divulgação)

Atualizada, 11/2/2023 10:45

O fim do mês de fevereiro é marcado pela colheita de uvas na Vinícola Matetic, uma das produtoras de vinho mais renomadas do Chile. Embora não realize atividades diretamente relacionadas à tradicional vindima, a propriedade, localizada no Vale do Rosário, permite aos visitantes acompanharem diversas etapas do processo.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Daniel Wolff inova em curso online

Quem for ao complexo para realizar o tour biodinâmico (passeio pelos vinhedos, visita à bodega e degustação), por exemplo, poderá observar a retirada dos primeiros cachos de chardonnay. Usada para produzir o espumante da marca, a uva é um dos grandes destaques dos vinhedos da Matetic – que também produzem sauvignon blanc, gewürztraminer, syrah, pinot noir e riesling.

As experiências variam conforme os horários e as programações de cada dia. No geral, é possível ver a colheita, a transferência e até a seleção das frutas que serão usadas para fabricar as bebidas.

Vinhedo emoldurado pelas montanhas chilenas (Foto: Divulgação)

Os turistas também podem almoçar no restaurante do complexo, que se chama Equilibrio e serve peixes, frutos do mar e carnes. Há também um menu kids especial para quem estiver viajando com os pequenos. A Matetic, por sinal, é uma das poucas vinícolas chilenas que aceitam crianças – elas podem até participar do tour biodinâmico, provando diversos tipos de suco.

Além de abrigar atrações gastronômicas e relacionadas à produção de vinhos, o Vale do Rosário funciona como um ponto de partida para conhecer destinos chilenos. A região costeira de Algarrobo e a Viña del Mar são alguns exemplos.

As experiências variam conforme os horários e as programações de cada dia (Foto: Divulgação)

A dica para explorar tudo com calma é se hospedar no hotel-boutique da Matetic, o La Casona, um antigo casarão de fazenda, restaurado. Atualmente, o local oferece piscina e 10 acomodações batizadas com nomes de cepas de uvas usadas para produzir vinhos e que oferecem belas vistas para os vinhedos.

As áreas comuns do hotel também chamam atenção, já que recebem os visitantes com sofás aconchegantes e um bar. Outro destaque é a loja El Emporio, que fica a poucos passos de distância do La Casona. Ali é possível comprar vinhos, acessórios e artigos feitos por artesãos da região.

piscina ao ar livre faz parte da estrutura (Foto: Divulgação)

Produção sustentável

Em novembro, a Vinícola Matetic ganhou dois prêmios no concurso Great Wine Capitals. O primeiro foi o de hotel com as melhores práticas de sustentabilidade da região de Valparaíso e do Vale de Casablanca. O segundo foi na categoria Ouro Internacional, na qual competem as capitais do vinho mais importantes do planeta.

Vale a pena destacar que a vinícola é 100% orgânica e biodinâmica (conceito que preza pelo equilíbrio da natureza, em que os elementos da propriedade são vistos como um ecossistema único, do qual participam o solo, o clima, os trabalhadores e até os animais).

Outro diferencial é que o local não utiliza agrotóxicos, fertilizantes ou conservantes químicos. Isso melhora ainda mais a biodiversidade, os ciclos biológicos e a atividade biológica dos solos.

Mais informações no site turismo.matetic.com

o cultivo, visto de cima (foto: Divulgação)