Cervejaria Itajahy lança Amores Sour, com "cereja brasileira"
Apresentada em edição limitada on tap, Catharina Sour com grumixama terá versão engarrafada
Uma cerveja ácida, com aroma amendoado e que lembra frutas vermelhas. Essa é a descrição do diretor e cervejeiro da Itajahy, Alexandre Mello, para o lançamento da marca: a Amores Sour. O rótulo é produzido com acidificação natural de lactobacillos e tem adição de grumixama, fruta considerada "a cereja brasileira". O nome homenageia a Praia dos Amores, um dos locais paradisíacos de Santa Catarina. O primeiro barril foi apresentado na sexta-feira (28), na Bier Vila, em Blumenau (SC).
O estado foi homenageado também com a escolha do estilo da bebida.
"Um grupo de cervejeiros, orquestrado pela Associação das Micro Cervejarias Artesanais de Santa Catarina (Acasc), > criou um estilo que representa o lifestyle do catarinense> : é leve, refrescante e tem uma intensa relação com a natureza, através da adição de frutas brasileiras. Nós aderimos porque tem tudo a ver com o nosso DNA de valorização dos produtos locais", comenta Mello.
A cerveja tem 4,5% de graduação alcoólica. Na escala de amargor apresenta 10 IBU. Harmoniza com peixes gordurosos, ostras e sardinhas. Entre as sobremesas, a indicação é consumir com cheesecake com amoras ou receitas com frutas ácidas.
Este é o nono rótulo da Itajahy, que comercializa ainda (confira link das cervejas premiadas ou acesse revistabeerart.com/cervejas) a Pilsen, Weiss, Octoporter (Porter), Brava Pale Ale, Atalaia IPA, Itajahy Maré Gose, Serena Hibiscus (Fruit Beer) e Araçá Sour (também uma Catharina Sour). A produção em garrafas é esperada para as próximas semanas.
Sobre a Bier Vila
Uma das pioneiras na exclusividade de venda de cervejas artesanais no país, a Bier Vila fica em Blumenau (SC) e comemora cinco anos em 2016. Além de centenas de rótulos na carta de cervejas e estrutura para servir concomitantemente até 30 chopes diferentes, a casa serve também dezenas de opções gastronômicas inspiradas em países europeus.