Heineken Urban Jungle: entenda a 'floresta urbana'
Refúgio verde criado pela cervejaria combina atrações artísticas e sustentabilidade
Projeto que levou mais verde para o concreto da capital paulista, o Heineken Urban Jungle combina uma série de ações e conceitos de arte, entretenimento e sustentabilidade. O objetivo é fazer os visitantes entrarem num refúgio ecológico improvável na megalópole, com experiências inesquecíveis, no bairro da Barra Funda, zona oeste da cidade, até 9 de fevereiro (o projeto também terá uma edição em Porto Alegre neste verão).
Desenvolvido pela Heineken em parceria com a Fundação SOS Mata Atlântica e Floresta de Bolso, a ação é inspirada em projetos de selvas urbanas, movimento que é tendência em diversas capitais do mundo e que tem como mote a criação de oásis de mata de espécies nativas em espaços áridos nos centros de grandes cidades.
Confira uma descrição de cinco experiências nesse ambiente criado pela cervejaria:
5 Experiências
1 - Imersões artísticas
Com Felipe Morozini, Estúdio Bijari e 8 ou 80:
Ao chegar o visitante deparar com o "Carro Verde", obra criada pelo Estúdio Bijari. Trata-se de um veículo transformado em jardim e que reproduz o som caótico do trânsito das cidades.
O Estúdio também produziu conteúdos para os painéis de LED localizados dentro do Heineken Urban Jungle.
Um túnel verde localizado na entrada, assinado pelo multiartista Felipe Morozini, provoca reflexão e curiosidade. "Eu era outro lugar", reflete sobre as florestas que existiam ali, antes das grandes cidades.
"Eu me vejo em você", também assinada por Felipe Morozini, desperta a importância da empatia entre seres humanos e natureza.
Um grafite work in progress, assinado pelo coletivo 8 ou 80, interage com o ambiente urban jungle proposto pela Heineken.
2 - Atitudes sustentáveis
Com Tiago Mordix e "Volte Sempre".
Os visitantes também poderão ressignificar as garrafas de cerveja consumidas e transformá-las em objetos decorativos, que serão assinados pelo artista Tiago Mordix.
Além disso, todos são convidados a participarem de uma ação de reciclagem com as máquinas do "Volte Sempre", que tritura as garrafas de vidro usadas, armazenando a matéria-prima internamente até ser coletada e destinada à indústria do vidro.
3 - Música para todos
O espaço também conta diversos shows e DJs que se apresentam ao longo do dia. No primeiro final de semana, por exemplo, as bandas Tuyo e Mental Abstrato foram acompanhadas pelos DJs Nyack e Trepanado.
Neste sábado e neste domingo (1º e 2 de fevereiro) o projeto recebe os shows das cantoras Tulipa Ruiz e Lívia Nery, seguidos pelos DJs Tatá Ogan e Bárbara Boeing. Por fim, no último final de semana (8 e 09 de fevereiro) ocorrem os shows de Luiza Lian e Bixiga 70, ao lado dos DJs Elohim Barros (Talco Bells) e DJ Tahira.
4 - Ingredientes nativos
Assinado por Bel Coelho, defensora de cadeias socialmente e ecologicamente limpas, os pratos têm em sua composição ingredientes naturais como taioba, cambuci, cumaru, sapucaia, entre outros
5 - Compromisso de fazer o bem
A Heineken® assumiu o compromisso de doar uma muda nativa da Mata Atlântica à Fundação SOS Mata Atlântica a cada garrafa enviada para reciclagem durante o evento. E lembra: beba com moderação.
Serviço
- O quê: Heineken Urban Jungle São Paulo
- Quando: 25 e 26 de janeiro, 1º, 2, 8 e 9 de fevereiro (sábados e domingos das 15h às 22h)
- Onde: Rua Brigadeiro Galvão, 508 - Próximo ao Metrô Marechal Deodoro, São Paulo/SP
- Quanto: entrada gratuita (lotação do espaço, 400 pessoas)
- Como: entrada via Ingresso Rápido, proibida a presença de menores de 18 anos - mais informações neste link