Beer Art - Portal da CERVEJA

View Original

No Dia do Mestre-Cervejeiro, entenda o papel do profissional

Especialistas responsáveis pela qualidade da Ambev compartilham visões sobre a profissão

Bruna Borges Mlynarczuk, Juliana Jacomin Foresti e Christian Benitez Méndez (Fotos: Divulgação)

Selecionar minuciosamente cada ingrediente, desenvolver receitas e controlar a qualidade da cerveja, essas são algumas das atividades desempenhadas pelo(a) mestre-cervejeiro(a), profissional essencial durante cada etapa do processo produtivo da bebida. No domingo, 19, foi comemorado o dia desse especialista e para marcar a data, três mestres-cervejeiros da Ambev compartilham um pouco do papel de quem trabalha na área para garantir a qualidade das cervejas produzidas pela companhia.

LEIA MAIS

O mapa da cerveja no Brasil

Onde estudar cerveja a distância

Daniel Wolff inova em curso online

Bruna Borges Mlynarczuk, mestre-cervejeira da Ambev na unidade de Ponta Grossa, no Paraná, desde 2014, afirma:

"O(a) mestre-cervejeiro(a) tem a função de garantir os processos e os controles de qualidade da cerveja, buscando sempre a produção das melhores bebidas para encantar e conquistar mais os consumidores."

Para Juliana Jacomin Foresti, mestre-cervejeira e Gerente de Processo na Cervejaria de Agudos, em São Paulo, o papel desse profissional está intimamente ligado à segurança do produto.

"É essencial garantir que todas as cervejas sejam produzidas conforme suas receitas, que as matérias-primas estejam sempre de acordo com os padrões de qualidade e que todos os controles estejam acontecendo em conformidade com nossos parâmetros", diz.

Christian Benitez Méndez, gerente de Processos da Ambev, ressalta que a função do mestre-cervejeiro está fortemente relacionada a manter a tradição e o legado das marcas, melhorando dia a dia a qualidade sensorial das cervejas e procurando uma conexão direta com os consumidores:

“Tentamos entregar a melhor experiência para nossos consumidores, e nossa rotina diária está direcionada a realizar ajustes em nossos processos procurando a melhoria contínua de nossas cervejas. É importantíssimo que o mestre-cervejeiro disponha de um time engajado indo para a mesmo objetivo, considerando que o trabalho de construção de qualidade de nossas marcas depende muito do cuidado de nossos processos com as pessoas que trabalhamos na cervejaria.”

Na Ambev, o controle de qualidade das cervejas é feito a partir de mais de 1, 3 mil pontos de inspeção e 376 testes ao longo do processo de produção. As receitas internacionais seguem os mesmos padrões de produção, independentemente de onde são produzidas. Cada lote de cervejas produzidas é degustado 16 vezes pelos(as) mestres-cervejeiros(as) da companhia para garantir as características sensoriais de sabor e aroma, além da qualidade de cada uma das bebidas.